A temporada 2022 da equipe profissional do Capital terminou com um terceiro lugar no Campeonato Candango, a melhor colocação do clube na história da competição. Para 2023, a Coruja quer voos maiores no torneio e já planeja a montagem de seu plantel. Um dos nomes cotados para ser o responsável por fazer gols é o do centroavante Walter, atualmente no Goiânia-GO. O jogador de 33 anos acumula passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior.
Terceiro colocado no Candangão 2022, o Capital teve o ano mais positivo de sua história. A colocação da Coruja foi a melhor desde sua nomenclatura em 2005. Também foi a única vez que a equipe ficou entre os quatro primeiros colocados. A posição no distrital ainda rendeu uma expectativa: classificação à Série D de 2023. Para isso, Ceilândia ou Brasiliense precisavam subir de divisão, o que não ocorreu. Porém, em 2023, a expectativa é uma vaga na final do torneio e assim, garantir calendário nacional em 2024.
Para isso, o clube pretende montar um plantel competitivo e investe no nome de Walter como uma das contratações. A negociação entre Capital e Walter segue com tranquilidade pelos dois lados através de contatos telefônicos. Segundo fontes ligadas ao Capital, não há um contrato assinado entre o jogador e a Coruja, mas negociações avançam bem e a diretoria do time candango está otimista.
Ainda de acordo com as fontes, a direção do terceiro colocado do Candangão 2022 se reunirá com o atacante em Goiânia ainda nesta semana e aguarda um acerto com o jogador. Em recente publicação da conta oficial do Instagram do Capital sobre o novo segundo uniforme, Walter comentou com um emoji (👀).
Ver essa foto no Instagram
Carreira com grandes clubes e títulos
Walter Henrique da Silva, ou simplesmente Walter, como é conhecido no mundo do futebol, iniciou sua carreira no Internacional-RS após passagens por outros clubes nas categorias de base. Pelo time gaúcho, se destacou na Copa São Paulo de 2008 e subiu aos profissionais, obtendo sucesso nas competições em que atuou. As boas atuações renderam uma transferência ao Porto, equipe tradicional de Portugal. Após, Walter vestiu as camisas de diversos clubes como Cruzeiro-MG, Goiás-GO, Fluminense-RJ, Athletico-PR, entre outros.
Os expressivos clubes em que envergou as camisas renderam títulos imponentes a Walter. Em 2010, jogando pelo Internacional-RS, Walter conquistou a Copa Libertadores da América. Na temporada seguinte, outra importante taça: a Liga Europa pelo Porto-POR. Pela equipe portuguesa ainda ganhou o Campeonato Português, a Taça de Portugal e a Supertaça de Portugal. Em 2012, Walter venceu a Série B do Brasileirão pelo Goiás e foi artilheiro do esmeraldino com 16 gols.
O atacante ainda levantou o Sul-Americano Sub-20, onde foi artilheiro com cinco gols, pela Seleção Brasileira em 2009. À nível estadual, Walter ganhou o Campeonato Gaúcho pelo Internacional-RS em 2009, o Campeonato Goiano pelo Goiás em 2013 sendo vice-artilheiro da competição com 11 gols e o Campeonato Paranaense pelo Athletico-PR em 2016 fazendo gol na decisão contra o Coritiba-PR.
Nas últimas temporadas, Walter disputou competições longe da elite. De 2021 para cá, o atacante passou por Vitória-BA, Botafogo-SP, Santa Cruz-PE e Amazonas-AM antes de se transferir para o Goiânia-GO, seu atual clube. No estado goiano, o centroavante fez apenas um jogo, válido pela Segunda Divisão do Campeonato Goiano. Somando com Amazonas e Santa Cruz, equipes que Walter jogou em 2022, o atacante fez 11 jogos e marcou três gols.