K9 na área! Visando taças, o Brasiliense reforçou o elenco para as quatro disputas que marcarão o calendário do time em 2023. Uma das grandes apostas é o atacante Kieza, ex-Náutico e Botafogo. O jogador foi anunciado pelo clube amarelo há um mês. Em entrevista ao Distrito do Esporte, o camisa nove explicou porque escolheu defender o Jacaré.
O novo atacante do time comandado pelo técnico Luan Carlos Neto chegou ao Distrito Federal em dezembro e, desde então, está firme na preparação para o primeiro desafio do ano: o Campeonato Candango de 2023. Kieza é estreante no torneio, mas reforçou que será um dos anos mais difíceis.
“As equipes vêm se preparando muito. Então, a gente espera uma competição difícil, porém, equilibrada. O Brasiliense tem que ganhar os jogos e o campeonato e vamos procurar fazer da melhor forma possível”, comentou.
Segundo Kieza, o namoro com o clube amarelo levou certo tempo para ser concretizado. Ídolo no Náutico, o atleta afirmou que já negociava com o clube de Taguatinga há algum tempo. O atacante ressaltou ter feito a escolha acreditando ser um passo importante na carreira dele.
“Vejo como um time que quer crescer e evoluir. Quero novos desafios na minha carreira e aqui posso ajudar da melhor forma possível e ajudar o clube no acesso. Isso vai ser um ponto muito importante na minha carreira.”, disse. Além disso, o atleta ressaltou que, caso o Brasiliense consiga o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro e os outros títulos, a torcida pode olhar para a carreira dele com outros olhos.
“É um lugar novo, um clube novo, competições que ainda não sou acostumado, mas entro com muita vontade e pode agregar muito na minha carreira. Se a gente ganhar e conseguir o objetivo principal (subir para a terceira divisão nacional), as pessoas olham com outros olhos a nossa carreira”, garantiu o jogador do Brasiliense.
Carreira consolidada
Kieza começou a carreira na Desportiva Ferroviária. Depois, atuou no Americano-RJ e foi contratado pelo Fluminense. De lá, foi para o Cruzeiro, em 2010, onde teve uma passagem curta de apenas cinco jogos e duas bolas na rede. Em 2011, foi emprestado ao Náutico e escreveu uma história de sucesso.
Pelo time dos Aflitos, em sua primeira passagem, Kieza foi artilheiro com 27 gols e comemorou o acesso do Timbu à Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2012, depois de defender o Shabab Dubai, dos Emirados Árabes Unidos, retornou ao time Pernambucano e anotou mais 16 bolas na rede em 23 partidas.
Nas últimas três temporadas, o atacante voltou a defender o Náutico. Foram, ao todo, 83 jogos e 24 gols. Além do Timbu e do clube mineiro, Kieza passou por Ponte Preta, Bahia, São Paulo, Vitória, Botafogo e Fortaleza. No cenário internacional, firmou passagem, ainda, pelo Shangai Shenxin, da China.
Temporada 2023
A agenda do Brasiliense na temporada está cheia. Além de lutar pelo tricampeonato candango, o time amarelo jogará a Copa Verde, onde aguarda o adversário na segunda fase; a Copa do Brasil, torneio que jogará desde a etapa inicial; e a Série D do Campeonato Brasileiro. No Candangão, o time estreia contra o Ceilândia, dia 28 de janeiro, às 15h30. O palco da partida será o Estádio Abadião.