A batalha fora de campo envolvendo a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a Sociedade Esportiva do Gama (SEG) ganhou mais um capítulo nesta semana. Em pé de guerra para retomar o controle do futebol do clube alviverde, a SEG divulgou, na tarde desta quarta-feira (16/11), a decisão da Receita Federal do Brasil (RFB) pela exclusão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da SAF. A baixa, inclusive, já aparece no site do órgão.
A decisão da Receita Federal segue o entendimento da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF). Em outubro, a SEG conseguiu o cancelamento do registro da SAF. A decisão contra a Green White Investments LLC, então responsável por administrar o futebol do clube alviverde, teve o primeiro golpe contra o CNPJ inscrito em dezembro de 2021, após o acordo inicial para constituição do novo modelo de gestão.
Ter o CNPJ cancelado significa que a empresa, no caso a Green White Investments LLC, perdeu o número de registro na Receita Federal. O ato, uma vez oficializado, é impossível de ser revertido. Com isso, na teoria, a SAF não pode mais realizar nenhuma atividade formal em nome do Gama. Na prática, a Sociedade Esportiva ainda precisa trabalhar em outras frentes para voltar ao controle.
As principais pendências são na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Nos dois órgãos onde o Gama é vinculado para estar no futebol profissional, ainda conta o registro da Sociedade Anônima. Com o cancelamento definitivo do CNPJ por parte da Receita Federal, o clube alviverde deu mais um passo para ter o seu cadastro original reativado.
No arbitral de organização do Campeonato Candango de 2023, quando o Gama teve o representante da SAF na mesa de debates e o presidente da SEG acompanhando nos bastidores, o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, disse que a entidade local efetuaria uma possível mudança de comando do clube tão logo houvesse uma determinação efetiva para justificar a ação.
Lembrando que o CNPJ cancelado é o da SAF. A Green White não tem registro na Junta e esse foi o motivo principal do cancelamento. A matéria contém erro.
Há processo judicial em curso?