Por Bruno H. de Moura
O Real Futebol Clube tem um novo treinador para a temporada 2020. O ex-Brasiliense, Taguatinga, Luziânia e Gama Ricardo Antônio é o novo “professor” do Leão do Planalto. Após quase 6 meses sem competições no futebol profissional, o time de Luis Felipe Belmonte dá o primeiro passo no planejamento do próximo ano. Até o momento, Ricardo é a primeira contratação visando o Candangão 2020.
Paulo Pereira foi o último treinador dos profissionais masculinos da equipe amarela, branca e azul, e conduziu o elenco do Leão do Planalto até as semifinais da primeira divisão local. A equipe foi eliminada pelo Gama, em duas derrotas, 2-1 e 1-0, fechando na quarta posição do Candangão 2018. O Real ainda disputa torneios de base e a edição feminina local.
Em seu último clube, o Brasiliense, Ricardo Antônio computou 15 jogos, sendo quatro vitórias, oito empates e três derrotas. O treinador levou o jacaré do papo amarelo ao vice-campeonato candango, mas não conseguiu transpassar a barreira da segunda fase da Série D, quando seus comandados foram eliminados para o Vitória/ES. Já na Copa Verde, o time caiu para os reservas do Goiás, o que culminou na sua demissão do Brasiliense.
Mesmo sem calendário desde abril, o Real fechou parceria com o Sobradinho F.C, que passava por grave crise financeira e política, para as disputas da Copa Verde e Série D nacional. O time que agora traz Ricardo Antônio emprestou o então treinador Paulo Pereira e 11 atletas que estavam no aurianil este ano.
Além disto, outros jogadores do clube estão atuando por equipes do futebol nacional. Filipe Cirne, atleta do Real que disputou a Série D pelo Sobradinho, veste o verde e branco do Guarani F.C de Campinas e jogou ontem na vitória por 2-0 contra o Atlético Goianiense.
A priori, a equipe candanga planeja mandar seus jogos no próximo ano no Defelê, estádio localizado na Vila Planalto, região contígua ao centro da Capital Federal. Mas, as obras no local estão em ritmo lento. Nesta temporada, o Leão do Planalto usou o Mané Garrincha, mas a privatização do estádio para o consórcio ArenaPlex deve dificultar a vida do clube. O CT do Real FC, localizado no Setor de Mansões Park Way, vai continuar preparando a equipe.