Por João Marcelo
Atual campeão contra o maior campeão, assim deu-se o início do Candangão Feminino de 2020. As Leoas do Planalto, campeãs invictas em 2019, conquistaram pela primeira vez o título candango. Do outro lado, o Cresspom, maior campeão do Distrito Federal na categoria com sete títulos, mas que não levanta a taça desde 2015. Na nublada quarta-feira (28/10), o estádio Defelê foi o palco do retorno da competição, ainda sem público devido aos protocolos de segurança contra o Covid-19.
Com um primeiro tempo bem sonolento, com poucas chances de gol e muitos erros de passe, Real Brasília e Cresspom deixaram a partida bem aquém do esperado pelo histórico das equipes. Ao rolar da bola no segundo tempo, a expectativa, enfim, se concretizou. Com jogadas de muito perigo para as duas equipes, o Cresspom iniciou melhor e por pouco não abriu o placar. As Leoas do Planalto não deixaram por baixo e marcaram o único gol da partida com Amanda, de pênalti.
Etapa inicial sonolenta
Com seis minutos, Bárbara recebeu bola na área, mas Mari saiu bem e conseguiu desviar para escanteio. Quatro minutos depois, Nathália bateu falta de longe, mas pouco assustou o sistema defensivo do Cresspom. Aos 11 minutos, Isa ajeitou e chutou forte de fora da área, tirando tinta do trave de Keikei. Com 19 minutos, Rafa Soares lançou Bárbara na entrada da área, a camisa 10 puxou para o meio e rolou para Ellen que chutou forte explodindo a bola no travessão de Mari.
Próximo dos 30 minutos, Milena recebeu livre na entrada da área e chutou para o gol, mas pegou muito mal na bola e perdeu uma chance incrível. Em mais um lançamento de Rafa Soares, Jéssica Bahia dominou na lateral da área e bateu para o gol, mas Mari fez defesa segura. Até o apito para o fim do primeiro tempo, o jogo manteve a narrativa, pouca chance de gol, muitos erros de passe e sonolento.
Segundo tempo movimentado e com um único gol
Antes do cronômetro completar um minuto de partida, o Cresspom assustou. Isa recebeu a bola, girou em cima da marcação e chutou forte de fora da área, tirando tinta da trave de Keikei. Aos dois minutos, Keke venceu confronto contra Jamille, invadiu a área e chutou colocado, mas Keikei fez excelente defesa, evitando o primeiro gol da partida. Aos oito minutos, Nathália lançou Milena e passou para Amanda chutar para fora.
Aos 14 minutos, pênalti para o Real Brasília. Amanda pegou a bola, botou na marca do pênalti e marcou para as Leoas do Planalto. Com 25 minutos, Rhaizza recebeu livre, invadiu a área e tentou encobrir a goleira Mari, mas a arqueira foi mais esperta e evitou o segundo gol das Leoas. Pouco tempo depois, o Real Brasília acertou bola no travessão após cobrança de escanteio. Ainda pressionando, Ellen saiu sozinha dentro da área e Mari, mais uma vez, salvou o Cresspom.
O que vem por aí
Com outro campeonato em disputa, o Real Brasília joga a Série A2 do Brasileirão Feminino, as Leoas do Planalto só voltam a campo pelo Candangão Feminino em 11 de novembro, em partida válida pela terceira rodada, contra o Minas Brasília. A segunda rodada para o Real acontecerá em 16 de novembro, contra o Ceilândia. Já o Cresspom volta a campo no fim de semana, em 1º de novembro, para enfrentar o Paranoá, em jogo válido pela segunda rodada da competição.
Real Brasília
Keikei; Jéssica Bahia, Jamille, Dulce, Nathália; Rafa Soares, Ellen, Milena, Bárbara (Pity); Rhaizza e Amanda.
Técnico: Evilásio de Almeida
Cresspom
Mari; Buga, Camilão, Dani Rezende, Lau; Rato, Eliude, Isa, Bárbara; Keke e Moara.
Técnico: Robson Leal