22.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

É campeão! Real Brasília vence Brasiliense nos pênaltis e leva o Candangão

Leão do Planalto vence o Jacaré no tempo normal, por 1 x 0, e fatura o título do Campeonato Candango nos pênaltis com brilho do goleiro Wendell

- Continua após a publicidade -

O Jacaré foi mordido pelo Leão! Neste sábado (15/4), Real Brasília e Brasiliense decidiram a taça do Campeonato Candango de 2023. Em jogo bem movimentado, o time comandado por Gerson Ramos venceu no tempo normal, por 1 a 0, e conquistou o título pela primeira vez na história do clube após uma disputa de pênaltis bem acirrada, por 2 a 1. O time amarelo colocou a mão na taça no primeiro jogo da final, mas não conseguiu segurar os donos da casa no jogo de volta.

O primeiro tempo não rendeu tantas emoções para a torcida presente nas arquibancadas. Os dois times tiveram chance de balançar as redes, mas sem sucesso na hora de finalizar. Além disso, foi uma etapa marcada pelo volume de faltas para ambos os lados e pela falta de gols. O segundo tempo foi bem mais agitado e o Real Brasília voltou melhor, incomodando os visitantes. Aos 34′, Matheus Jesus marcou um gol e a partida ficou para ser decidida nos pênaltis.

Leia também…

- Continua após a publicidade -
Real Brasília e Brasiliense decidem Candangão 2023
Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Empate sem gols

Quase aos três minutos, o juiz apitou falta para o Brasiliense. Tarta cobrou bem, jogou para o primeiro pau e Aldo subiu mal para arriscar o arremate. Depois de uma sequência movimentada, Aloísio sofreu mais uma falta em um encontro com Caio Mendes, que recebeu o primeiro amarelo da decisão. Tarta foi novamente para a cobrança e, em uma jogada parecida com a anterior, Aldo perdeu mais uma chance. Aos 7’, Gabriel ficou livre e avançou, mas, de forma desesperada, Andrezinho afastou.

O Brasiliense respondeu e na sequência também buscou uma oportunidade. Tobinha lançou para Tarta e o camisa 8 pecou na hora de concluir a jogada. Aos 11’, Luquinhas ficou cara a cara com o gol de Wendell, mas preferiu tentar entregar para Tobinha. A tentativa deu errado e o time perdeu outra chance de abrir o placar.

Aos 12’, a terceira falta do Jacaré. O camisa 8 cobrou, novamente sem sucesso. Aos 14′, Tarta passou pela disposição do Leão do Planalto, avançou e cruzou para Tobinha. Porém, o companheiro estava sendo marcado e não conseguiu encontrar a pelota. Cinco minutos mais tarde, Luquinhas foi rápido e teve chance de assustar o arqueiro Wendell. Mesmo assim, pegou mal na bola e não conseguiu consagrar o primeiro gol do duelo.

Aos 22’, Tarta protagonizou mais uma jogada. Ele foi veloz, entregou rasteiro para Yuri Mamute. O camisa 9 estava sozinho, mas, mesmo assim, não conseguiu dominar a bola. Depois disso, duas faltas seguidas para o Real Brasília. Lucas Souza cobrou as duas e, em ambas, o Brasiliense conseguiu afastar e impedir o gol do Leão. Digno de uma final, o jogo continuou bem movimentado.

De um lado, o Brasiliense buscava o perigo a todo instante e apostava em jogadas ensaiadas com a bola parada, aproveitando o volume de falta nos minutos iniciais. Do outro, o Real Brasília insistiu no sistema defensivo e não deu tanta liberdade para o Jacaré conseguir finalizar. Com o relógio quase marcando os 40 minutos, Tobinha correu em direção ao gol após um erro despretensioso do zagueiro Hyago. O camisa 22 do Jacaré tentou o arremate e Caio Mendes apareceu rápido para tirar o perigo.

Aos 42’, Tobinha chamou o gol, mas sem sucesso. O jogador correu rápido, mas foi marcado. Logo depois, Mamute ficou cara a cara no gol, sozinho, e errou feio na finalização. Wendell nem precisou se preocupar para defender. Nos acréscimos, Luquinhas chegou forte no Guilherme e recebeu um amarelo. Lucas Souza foi para a cobrança, chutou forte e tentou o lançamento direto. Sucuri foi alto para defender. Assim, a primeira etapa terminou sem gols.

Forçou os pênaltis

Os últimos minutos da decisão do Candangão 2023 foram agitados. O Real Brasília voltou bem, com duas substituições e incomodando os visitantes. Mesmo assim, o time não conseguiu concluir em gol. Com dois minutos, Uederson sofreu uma falta. Lucas Souza foi para a cobrança, bateu direto e Sucuri espalmou para impedir o gol. Aos 7, o VAR foi acionado para conferir um lance polêmico. Uederson recebeu de escanteio e cabeceou. Igor também apareceu, ficou caído e a bola sobrou para Felipe Mendes, que chutou rasteiro. A equipe do VAR avaliou que a bola não entrou e o gol não foi marcado.

Segundos depois, Gabriel Lima deixou a pelota com Juan, que tentou o arremate. O zagueiro Gabriel afastou o perigo. Aos 13’, Tobinha avançou e, quando foi entregar a bola para Zotti, foi derrubado por Thiago Ulisses. O camisa 10 cobrou a falta apitada pelo juiz, Tobinha subiu para cabecear e Wendell defendeu. Aos 17’, Lucas Souza chutou rasteiro, de longe, e Sucuri foi tranquilo na defesa. Mesmo sem tanto perigo, o Leão do Planalto foi insistente e aproveitou os erros do Brasiliense para chegar ao ataque. Aos 28’, outra falta para o Leão do Planalto. Bruninho chutou forte e a bola explodiu na barreira do Jacaré.

Aos 31’, mais um lance quente no Defelê. Zotti chutou forte e o reflexo de Wendell foi rápido para defender. Depois, Tobinha assustou o arqueiro de novo, mas ele correspondeu e não deixou a bola entrar. O Brasiliense teve mais três chances de balançar as redes e em todas o goleiro adversário defendeu. Os donos da casa continuaram melhores em campo e, aos 34 minutos, Matheus Jesus pegou bem na bola, deixou o Sucuri no chão e chutou direto para o gol, abrindo o placar no Defelê. Quase perto do apito final, Lucas Souza cobrou mais uma falta para o Real Brasília. A bola passou por cima de todo mundo e saiu pela linha de fundo, antes de qualquer companheiro de equipe chegar para buscar mais um gol.

Pênaltis

Brasiliense começou batendo. Tarta errou a primeira chance – com uma defesaça de Wendell. Pelo lado do Real Brasília, Lucas Souza também errou o primeiro. Hernane Brocador chutou na trave o segundo. Uederson cravou o primeiro do Leão do Planalto na disputa de pênaltis. Gabriel, na sequência, deixou tudo igual. Na terceira bola, Caio Mendes acertou e Aldo errou. Depois, Matheus Jesus perdeu uma chance e Tobinha errou.

Real Brasília 1 (2)
Wendell; Caio Mendes (🟨), Felipe Mendes, Hyago; Thuago Ulisses (🟨) , Gabriel Lima, Lucas Souza, Igor Feijão 🟨 (Bruninho) ; Juan Azevedo, Uederson (Marcos Paulo) e Guilherme (Matheus Jesus ⚽️). Técnico: Gerson Ramos
Pênaltis: Tarta ❌ – Hernane Brocador ❌ – Gabriel Aldo ❌ – Tobinha ❌

Brasiliense 0 (1)
Sucuri; Andrezinho, Igor, Gabriel, Aloísio (Goduxo); Aldo, Tarta, Zotti; Luquinhas (🟨), Tobinha e Yuri Mamute (Hernane Brocador). Técnico: Roberto Cavalo
Pênaltis: Lucas Souza ❌ – Uederson ⚽️ – Caio Mendes ⚽️ – Matheus Jesus ❌

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P