Por Daniel David
Não foi da forma planejada pelo Real Brasília, mas a 14° e penúltima rodada da primeira fase da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino serviu para garantir a permanência do time aurianil na elite. Na tarde deste domingo (20/6), as Leoas do Planalto perderam para o São Paulo, por 2 a 0, em Cotia. Com os resultados da rodada, a equipe candanga não pode mais ser alcançada.
A distância para o São José, primeiro time no Z4, é de cinco pontos. Restam três em disputa. Por outro lado, as Leoas do Planalto também não podem mais avançar de fase. Na última rodada, o Real Brasília apenas cumpre tabela. Em São Paulo, o time candango foi apertado pelas donas da casa e, apesar de boas intervenções da goleira Flávia durante a partida, não conseguiu voltar para casa com um resultado melhor.
Primeiro tempo
O Real Brasília começou o jogo com as linhas bem avançadas, como de costume, pressionando o São Paulo na saída de bola. Aos 4 minutos, em passe errado dentro da área, Gláucia finalizou mal e o time candango se safou. Aos 8, Petra arriscou de muito longe e quase surpreendeu a goleira do Tricolor. A bola saiu rente ao travessão.
Aos 9, Rafa foi amarelada por parar contra-ataque do time paulista com falta. Na sequência, o São Paulo chegou com perigo e parou nas mãos da goleira Flávia. Isabela era um dos destaques na defesa do Real, marcando muito bem Gláucia. Aos 22, em rápido contra-ataque tricolor, mais uma vez Flávia, muito bem posicionada, fez a defesa.
A principal arma paulista eram as saídas em velocidade. Em mais um contra-ataque perigoso, Nana, frente a frente com a goleira Flávia, finalizou por cima do gol. Aos 28, porém, Nana não desperdiçou a oportunidade e finalizou forte, sem chances para a goleira do Real Brasília, e abriu o placar.
Aos 38, em dividida forte, Isabela precisou de atendimento em campo. O São Paulo chegou mais uma vez com grande perigo aos 46 minutos, parando novamente na Flávia, melhor jogadora do Real Brasília no primeiro tempo, que aos 47 foi salvo pelo travessão.
Segundo tempo
Real Brasília voltou para o 2° tempo com uma modificação. Já a goleira Flávia começou a etapa final do mesmo jeito que terminou o primeiro: com boas defesas. Bem posicionada, ela fez uma grande intervenção em ataque perigoso do São Paulo. Aos 15 minutos, o Real Brasília chegou em belíssima cobrança de falta. Camila Pini, como uma boa camisa 10, bateu no ângulo para excelente defesa da goleira do São Paulo
Aos 27, depois de um chutaço de Nana na trave, Carol aproveitou o rebote e fez 2×0 para o São Paulo. Aos 37 minutos de jogo, o Real chegou em nova cobrança de falta perigosa, e, em contra-ataque do time paulista, quase sofreu o terceiro gol.
Aos 43, a partida precisou ser paralisada para um atendimento médico no gramado. Rafa Soares passou mal e precisou do auxílio da ambulância presente no gramado. Sem tempo para reação, o time candango acabou derrotado. Porém, alcançou o objetivo de garantir a permanência na primeira divisão da próxima temporada. Na quinta-feira (24/6), o time aurianil se despede da competição nacional contra o Internacional, às 15h, no Defelê.