Após duas rodadas disputadas pela Série D do Campeonato Brasileiro, o Real Brasília segue sem pontuar na competição e agora ocupa a última colocação do Grupo 5. Desta vez, em partida disputada sob um intenso sol no Estádio Defelê, situado na Vila Planalto, os ‘Leões do Planalto’ receberam o Iporá e chegaram à segunda derrota consecutiva – novamente por 2 a 0 – na quarta divisão nacional. Ambos os gols iporáenses foram oriundos de cobranças de falta, marcados pelo meia Danilo.
Estreante na Série D do Campeonato Brasileiro, o Real Brasília começou mal a competição. Na primeira rodada, a equipe treinada por Marcelo Caranhato viajou até Palmas, no Tocantins, para enfrentar o Capital-TO, mas retornaram à capital federal com uma derrota por 2 a 0. Dentro de casa, a expectativa dos realenses era de vitória sobre o Iporá, completamente reformulado após o rebaixamento à divisão de acesso do Goianão. Entretanto, a nova derrota coloca os Leões do Planalto na última colocação do Grupo 5.
Primeiro tempo
Durante os primeiros minutos, o Real Brasília se portava de forma dominante. Trocando passes e sob o controle da partida até então, o time da casa teve a primeira chance na marca dos três minutos. Caio Mendes recebeu um belo lançamento de Tiago Caveira – este posicionado ainda no setor defensivo. Cara a cara com o goleiro, o lateral realense se embolou e o perdeu a bola. Minutos depois, o Iporá tentou responder depois de Caio Pirata ‘fazer fumaça’ pelo lado esquerdo e cruzar em direção à área. Dugaio e Pedro Bambu tentaram chutar ao gol, mas foram impedidos pela defesa do Leão.
Entre os dez e vinte minutos, o Real Brasília passou a oferecer perigo recorrente à defesa goiana. Com espaços para trabalhar a bola, os Leões construíram uma bela jogada desde os pés do goleiro até chegar ao setor ofensivo com PH, mas a defesa fez o corte do cruzamento no último instante. A chance mais clara veio com Gabriel Lima, de cabeça, na marca de 17′. O atacante recebeu o cruzamento de Caio Mendes e ao invés de mandar direto ao gol, tocou para trás e a defesa cortou: o zero perdurava no placar.
Seguindo a regra do “quem não faz, leva”, o Real perdeu em intensidade e pagou caro pelas chances desperdiçadas. Na marca de 31′ da primeira etapa, o realense Fabrício fez deu um pisão perto da linha intermediária e o árbitro Fábio Gomes assinalou a falta. O camisa 20 Danilo tomou a responsabilidade da cobrança e mandou uma bomba em direção ao gol. O guarda-redes Wendell estava bem posicionado para realizar a defesa, mas deixou a bola passar entre os dedos e balançar as redes: o Iporá abria o placar no Defelê.
Segundo tempo
Logo no primeiro lance da segunda etapa, o Iporá se lançou ao ataque em busca do segundo gol e descolou o primeiro escanteio. Após a cobrança, Wendell saiu para defender e novamente deixou a bola escapar de suas mãos. A ‘pelota’ caiu nos pés de Caio Pirata, que não conseguiu finalizar. Minutos depois, foi a vez de Pedro Bambu avançar na grande área e toca para Dugaia finalizar sem marcação. O centroavante perdeu a oportunidade e mandou para a linha lateral – sim, não foi à linha de fundo.
Em contrapartida, os donos da casa também chegavam ao ataque, mas seguiam sem efetividade. PH fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para a área. Na tentativa de afastar o perigo, a defesa do Iporá quase mandou para o fundo do próprio gol. Dentre outras chegadas, o Real Brasília pecava no último terço do campo, com decisões precipitadas e algumas ‘trapalhadas’ dos atacantes.
Tudo se encaminhava para uma vitória de 1 a 0 para o Iporá, com poucas emoções no Estádio Defelê. Na marca de 41′, ainda haviam novos nuances. Thiago aproveitou o vacilo para sair em direção ao gol, mas sofreu falta do volante realense Thássio, que acabou expulso pelo segundo cartão amarelo. Minutos depois, em outra cobrança de falta, Danilo marcou o segundo gol iporáense. Desta vez, bateu colocado, no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Wendell. Por fim, a partida terminou em 2 a 0 para os visitantes.
O que vem adiante
De forma momentânea, o Iporá sobe à liderança do Grupo 5, enquanto o Real Brasília amarga a lanterna da chave, sem nenhum ponto conquistado até então. Os realenses tentarão reverter o cenário no próximo domingo (12) diante do conterranêo Brasiliense, novamente no Estádio Defelê, às 15h.
- Primeira rodada do Candanguinho Sub-20 tem detalhes divulgados pela FFDF
- Unaí confirma desistência e não estará no Campeonato Candango Sub-20
- Gui Mendes comenta sobre gol marcado em estreia pelo Brasiliense
Real Brasília – 0
Escalação: Wendell; Caio Mendes, Davi, Tiago Caveira e Breno Lopes (Marquinhos); Matheus Dias (Tássio 🟨), Fabrício Bigode, PH 🟨 e Gabriel Lima (Lucas) ; Thiago André (Pedrinho) e Uederson (Manu)
Técnico: Marcelo Caranhato
Iporá – 1
Escalação: Luís Felipe, Daniel Mendonça, Lucas, Bahia e Bosco; Caio Pirata (Carlos Eduardo), Pedro Bambu, Dugaia, Danilo 🟨, Luquinhas, Ancione Filho (Tiago)
Técnico: Kiko Araújo