Por Michael Nunes
Pela primeira fase da Copa do Brasil 2021, Real Brasília e América- RN se enfrentaram na tarde desta quinta-feira (11/3) no estádio Serra do Lago, em Luziânia. A arena sofreu fortes críticas da diretoria pontepretana após a vitória da macaca sobre o Gama, também pela Copa do Brasil na última quarta feira (10).
Primeiro Tempo:
A etapa inicial começou com o Real Brasília mais fechado, com o time potiguar partindo para o ataque. Logo aos 7 minutos o meia Iranilson do América sofreu uma grave contusão, o atleta faturou o braço e foi levado de ambulância para o hospital de Luziânia. No lugar do meia, entrou o atacante Caxito.
O primeiro ataque do jogo foi somente aos 19 minutos, após batida de chapa de meio campo de Elvinho, para defesa sem sustos de Deola.
O América gostava do jogo. Wallace Pernambucano fez boa jogada, invadiu a área, bateu forte dando trabalho para o experiente goleiro Deola que espalmou. O Real Brasília respondeu e teve uma chance clara para abrir o placar. Pedrinho avançou pela ponta direita, fez o arco, mas o seu companheiro Carlos Henrique desperdiçou.
Os donos da cada apostavam nas jogadas aéreas, mas a zaga do América estava bem posicionada. Aos 34 minutos a chance de gol mais clara da partida foi do Real Brasília. Tarta fez linda jogada e tocou para David Manteiga bater forte, obrigando o arqueiro Samuel Pires operar um milagre.
Uma boa partida do goleiro Samuel Pires. Em novo ataque do Real com Pedrinho, o camisa 1 se saiu bem novamente. No final do primeiro tempo, Erick Gabriel veio pelo meio e arriscou de longe, porém a bola subiu demais.
A partida teve um acréscimo de 10 minutos. Aos 49 minutos, o time Potiguar teve um escanteio ao seu favor, no bate rebate a bola sobrou para Serginho que finalizou mal. Ainda deu tempo de Tarta fazer outra boa jogada, porém a finalização foi por cima. Fim do primeiro tempo.
Segundo tempo:
A etapa final iniciou com o Mecão indo para cima. A iniciativa deu resultado. Logo aos 7 minutos Romarinho fez grande jogada, achou Wallace Pernambucano pela esquerda que viu Caxito, o substituto do contundido Iranilson, mandar para o fundo da rede aurianil. América de Natal na frente.
No minuto seguinte o Real Brasília quase empatou com David Manteiga. O volante arriscou com categoria e a bola explodiu no travessão. O jogou ficou morno e diminuiu a intensidade. Aos 24 minutos quase o Mecão amplia o placar novamente com Caxito, mas desta vez o atacante não teve sorte.
O América continuava dominando a partida. Kabrine afastou bem em jogada de Clebinho. O travessão salvou o Real Brasília de sofrer o segundo gol. Flávio Boaventura subiu no quarto andar e testou firme no travessão. Aos 38 da etapa final, o América RN fez o segundo gol. Dessa vez em jogada aérea o atacante Luan Silva cabeceou firme e ampliou. Real Brasília 0-2 América-RN.
O time potiguar só esperou o apito final, fim de papo, América RN se classifica para a segunda fase da Copa do Brasil, garantindo R$ 1.5 Milhão pela classificação. Já o Real Brasília da adeus à competição.
O que vem por aí
O Real Brasília volta a focar 100% no Candangão. A equipe não vem fazendo boa campanha no campeonato, não somou nenhum ponto e é o lanterna do grupo A. Já o América-RN aguarda seu adversário na competição nacional e retorna suas atenção ao campeonato potiguar, em que lidera com 100% de aproveitamento.
Real Brasília 0
Deola, Gabriel Arantes, Felipe Marcelino, Cristian Lucca, Kabrine, David Manteiga, Tarta, Rychely, Pedrinho (Júnior Batata), Carlos Henrique (Moisés Brito) e Erick Gabriel (Matheus)
América RN 2
Samuel Pires, Éverton Silva, Flávio Boaventura, Alisson Brand, Peri, Serginho (Clebinho), Felipe Guedes, Iranilson (Caxito), Romarinho, Elvinho (Luan) e Wallace Pernambucano (Cláudio Murici)
Que vergonha o futebol do DF, a maioria dos que estão na quarta divisão venceram seus jogos em casa, jogando contra times da série B, já os times do DF não tem competência para vencer um time como o América, que não é lá essas coisas, não consegue vencer a ponte preta, que não anda bem das pernas. Olha o Brasiliense que foi campeão da copa verde,mas se acovardou diante do inexpressível Remo. Hora bolas, façam me o favor. A cada ano que se passa, vejo que os times daqui são mesmo amadores. Sou torcedor dos futebol do DF, mas não temos como fugir da realidade.