A briga por vaga no G8 da Série A1 do Brasileirão Feminino ficou mais distante para o Real Brasília. A equipe de Dedê Ramos viajou até Minas Gerais para enfrentar o América-MG pela 12ª rodada da competição na tarde deste sábado (8/6). No estádio Gregorão, o auri anil perdeu por 2 a 0, gols de Iara Alves e Soraya. Com o revés, a distância que era de um ponto para o G8 aumentou para três e pode chegar a quatro caso o RB Bragantino vença o Botafogo no próximo domingo (9/6).
Sem grande oportunidade de gol, o primeiro tempo foi fraco tecnicamente para América e Real Brasília. O único lance perigoso foi em falta cobrada por Soraya, mas Dida conseguiu afastar para escanteio. Completamente diferente, o segundo tempo foi movimentado. Iara Alves anotou o primeiro gol da partida logo aos cinco minutos. A meia acertou um lindo chute de fora da área e acertou o ângulo de Dida. Já nos acréscimos, Soraya, também em bela finalização de fora da área, decretou a vitória das mineiras.
Primeira metade de futebol morno
Com defesas sólidas e marcação sob pressão do meio de campo das duas equipes, o confronto entre mineiras e brasilienses contou com os primeiros dez minutos sem chances claras de gol. Mandante, o América tentou duas finalizações de fora da área com Karol Arcanjo e Maiara, mas as duas erraram o alvo. Ainda com dificuldades de penetrar no sistema defensivo candango, as Spartanas apostaram em bola aérea. Do outro lado, a equipe de Dedê Ramos anulava os ataques mineiros, mas não aproveitava os contra-ataques.
Aos 34′, Soraya cobrou falta pela linha de fundo do lado esquerdo, Keké desviou e Dida fez ótima defesa. Na cobrança do escanteio, a defesa auri anil conseguiu afastar. Quatro minutos depois, Maiara levantou na área, Tainá não segurou a bola, Maria Dias tentou jogar na área novamente, mas Sassá levou a melhor na dividida e conseguiu o tiro de meta. Com 48′, a árbitra Rejane Caetano sinalizou o fim do primeiro tempo.
América volta melhor e vence o confronto
No primeiro minuto do segundo tempo, a zagueira Laís Giacomel chutou no ângulo de perna esquerda e tirou tinta da trave de Dida. Aos cinco, o América abre o placar. Iara Alves finalizou de pé esquerdo de fora da área e acertou o ângulo de Dida, que nada pode fazer. Aos 13′, em falta cobrada na área, Tainá afastou e no rebote, Baião finalizou de muito longe e a arqueira mineira defendeu em dois tempos. No minuto seguinte, Soraya recebeu passe de Mariana e bateu na rede pelo lado de fora.
Com 17′, Gadu desviou de cabeça, Radija ganhou do sistema defensivo e saiu cara a cara com Dida. A meia do América bateu e a goleira brasiliense fez ótima defesa. Seis minutos depois, Valéria arriscou de longe e tirou tinta do travessão de Dida. Aos 30′, após cruzamento na área, Maiara apareceu livre na área, finalizou de primeira e perdeu incrível oportunidade de aumentar o marcador. Oito minutos depois, Soraya bateu no canto esquerdo, mas Dida conseguiu defender. Aos 46′, Maria Dias chutou de primeira e a bola passou próxima à trave de Tainá. Dois minutos depois, Karol Dias cruzou e Soraya, de primeira, acertou o contrapé de Dida para marcar um lindo gol.
Briga pelo G8 da Série A1 mais distante
No início da 12ª rodada, a equipe do Distrito Federal ocupava a 10ª posição somando 13 pontos e a um do oitavo colocado, o próprio adversário deste sábado: América-MG. Com a derrota, a distância entre as equipes aumentou para quatro pontos. O clube mineiro ascendeu, momentaneamente, para o sétimo lugar. Porém, o RB Bragantino, agora oitavo com 14 pontos, ainda joga na rodada e pode recuperar a posição perdida para o time de Minas Gerais.
O Real Brasília voltará a campo no próximo sábado (15/6) pela 13ª rodada da Série A1 do Brasileirão Feminino. As Leoas do Planalto enfrentarão o Flamengo às 21h, no estádio Bezerrão, no Gama. Após o confronto contra a equipe carioca, a elite do futebol feminino fará uma pausa devido à realização da Olimpíada de Paris. A penúltima e última rodada da competição – Leoas do Planalto jogam contra Grêmio e Fluminense – ocorrerá em agosto.
América-MG 2
Tainá; Laís Giacomel 🟨 (Fany Gauto), Maiara, Karol Arcanjo (Hingredy) e Ilana; Iara Alves ⚽ (Karol Dias), Mariana, Sassá e Radija (Lilian); Gadu (Valéria) e Soraya 🟨⚽.
Técnico: Jorge Victor
Real Brasília 0
Dida; Maria Dias, Nayara, Luciana e Vivi Costa; Petra (Ju Oliveira), Keké, Pitty (Amanda) e Baião (Andressa Anjos); Nenê e Maiara.
Técnico: Dedê Ramos