Por Danilo Queiroz
A Copa São Paulo de Futebol Júnior começou de forma negativa para o futebol candango. Estreando pela chave 21 da principal competição de base do futebol brasileiro, o Real Brasília jogou na tarde desta quinta-feira (2/1) no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes (SP), diante do Grêmio e, mesmo fazendo uma partida consistente boa parte do tempo, acabou sendo derrotada por 2 a 0.
O primeiro compromisso do Leão do Planalto na Copinha 2020 acabou tendo momentos distintos. Na primeira parcial do jogo, o time brasiliense chegou a dar certo trabalho para os gaúchos, mas um erro defensivo ocasionou um pênalti que abriu o placar. Já nos últimos 45 minutos do jogo, os candangos não conseguiram manter o ritmo e viram os gremistas aumentarem a vantagem para garantir o triunfo.
Real Brasília “entende” o jogo e dá trabalho
Logo nos primeiros minutos do jogo os dois clubes já identificaram um adversário extra que teriam pela frente: as poças d’água no gramado do Estádio Nogueirão. Com o panorama, o Real Brasília acabou entendendo melhor as condições que o jogo apresentava e, consistente defensivamente, não dava muitos espaços para o Grêmio, que teve sua primeira chance aos 12 minutos com Fabrício parando em João Victor.
Aos 19, foi a vez de Pedrão desperdiçar para o Real Brasília. Aos 23, os candangos assustaram novamente com Adriel. Aos 27, o gremista Fabrício parou novamente em João Victor. Aos 33, o Leão do Planalto vacilou e deu um pênalti para os gaúchos. Rildo bateu bem e abriu o marcador. Mesmo atrás, os brasilienses continuavam buscando o jogo, mas nada parasse na rede do gol adversário
Time candango tem queda e sofre o segundo gol
Os 45 minutos finais do jogo apresentaram um panorama bem diferente. Nos primeiros minutos, o Real Brasília até assustou em chute de longe de Índio, porém, o time candango acabou tendo uma queda de desempenho na sequência da etapa final e viu o Grêmio crescer e dominar praticamente todas as ações. Assim, o goleiro João Victor apareceu bastante, como em chute de Elias aos quatro minutos.
Aos 22, o gremista Rildo acabou perdendo uma boa chance de dentro da grande área ao chutar por cima. Aos 25, Elias viu o gol do Real sem goleiro, mas acertou a trave. Aos 39, os gaúchos não vacilaram: novamente Elias acabou parando em João Victor, mas, no rebote, Diego Rosa bateu bem para estufar às redes do Leão do Planalto. Exigido, o camisa 1 candango ainda impediu um placar mais impiedoso.
A sequência do Real Brasília na Copinha
Sem tempo para lamentar, o Real Brasília já volta às atenções para seu segundo compromisso na Copinha 2020. No próximo domingo (5/1), o Leão do Planalto acorda cedo para jogar a matinê do dia diante União Mogi, às 8h30. Na primeira rodada da competição de base, o anfitrião do grupo 21 e próximo rival candango acabou sendo derrotado pelo Juventus (SP) por 1 a 0.
A chuva atrapalhou os garotos do DF