19.5 C
Brasília
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Real Brasília estuda a criação de uma filial goiana para as categorias de base

Visando mais jogos durante o ano, Real Brasília estuda a criação do Real Goiás, um filial goiana do Leão do Planalto para as categorias de base

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

Uma das maiores reclamações de dirigentes e torcedores dos clubes de futebol do Distrito Federal é quanto ao calendário disponibilizado. A maioria disputa apenas o estadual e fica sem jogar durante todo o restante do ano. E a problemática não acompanha somente aos profissionais, os garotos das categorias de base também sofrem com isso. E pensando no aumento de jogos das jovens promessas, o Real Brasília trabalha para criar uma equipe goiana.

Em entrevista ao Conversa de Craque, feito pelo Instagram do Distrito do Esporte, o diretor de futebol do Real Brasília, Pedro Ayub, citou as ideias do clube para um calendário cheio para as categorias de base. Atualmente, na capital federal, há apenas um campeonato para cada modalidade (sub-19, sub-17, sub-15 e sub-13). E na visão do dirigente, apenas um torneio não é o ideal para uma melhor preparação dos garotos visando as taças nacionais.

- Continua após a publicidade -

E uma ida para Goiás, abrindo uma nova filial do time, é o próximo passo a ser dado pelo Leão do Planalto. “Se cogitou esse ano com o presidente (Luiz Felipe Belmonte) a gente jogar o campeonato goiano com um CNPJ de lá para os meninos participarem. Lá eles jogam o ano todo e as categorias de base teriam um nível melhor para esses garotos. Estamos pensando nisso para eles disputarem o ano inteiro e competir em alto nível”, disse Pedro Ayub.

A criação da nova equipe, englobando do sub-13 até o sub-20, teve que ser adiada devido ao Coronavírus. “A pandemia atrapalhou um pouco a gente, estávamos conversando com outros clubes que estavam com o CNPJ parado e estudando para criar uma parceria de tornar o Real Goiás, que disputaria as categorias de base. O sub-17 e o sub-20 entrariam na segunda divisão no primeiro ano, tentando o acesso. Já o sub-13 e o sub-15 jogariam direto contra Goiás, Vila (Nova), Atlético (Goianiense)”, falou.

O calendário, tão sonhado pelos clubes do Distrito Federal, seria aumentado com a criação do Real Goiás e confrontaria em um certo período, mas sem maiores sustos para o time. “Eles têm dois torneios: um do início do ano até junho e outro no segundo semestre. Esse segundo semestre teria aqui em Brasília, aí teríamos que jogar nos dois lugares. Teríamos que ter elenco, mas se conseguisse fazer isso teria um elenco melhor para os próprios meninos virem querer jogar contra os clubes maiores”, relatou.

O dirigente citou ainda a importância dos pais no desenvolvimento do atleta e uma estrutura boa do clube. “Também para o pai não ter que sair, pois o que mais acontece é ter que mudar a vida para acompanhar o sonho do filho. Aí o menino sai de casa com 13, 14 anos, que hoje todo mundo pega para ser clube formador e depois com 16, 17 anos devolve o menino para a família. O jovem não viveu com os pais, o pai mudou toda a história de vida, alguns gastam o que não tem para acompanhar esse filho e acaba que devolvem o menino frustado. Sai de um clube grande para um de menor estrutura, não queremos isso”, disse.

Ayub acredita que, com o novo planejamento, os jovens jogadores ganharão mais confiança para as competições futuras. “É importante ensinar eles a competirem em alto nível para chegar em uma taça São Paulo e não acharem que os outros são melhores que eles e não são. Eles apenas estão acostumados a jogar 60 jogos juntos, se conhecem mais e tem mais minutagem, se sentem mais seguros.”, expressou.

Por fim, Pedro Ayub discorreu como está a atual situação do projeto. “A conversa está bem adiantada, só não posso revelar os clubes que são. Esperamos dar um grande passo para esses meninos competirem o ano todo. A ideia era para esse ano de 2020, agora não temos como precisar quando isso será feito por conta do momento que vivemos. Estava tudo encaminhado, mas agora é complicado cravar o dia.”, finalizou.

 

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P