23.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Real Brasília empata com o Cruzeiro em sua estreia na elite do Brasileirão

Time do DF joga melhor na etapa inicial, mas cai de produção do tempo final e acaba empatando com o Cruzeiro

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

Estreante na elite do futebol feminino brasileiro, o Real Brasília quase bateu o Cruzeiro, no SESC Venda Nova, na capital mineira. O time do Distrito Federal, que subiu à primeira divisão do Brasileirão de Futebol Feminino no ano passado, encarou bem seu primeiro desafio e sai com um ponto, importantíssimos, num torneio de 16 times que rebaixa quatro equipes.

Na primeira etapa o jogo foi do Real Brasília, que com bom desempenho defensivo, impedindo ataques do Cruzeiro, e atuação muito boa do meio criativo, a equipe do DF saiu à frente em belíssimo gol de Marcela Guedes.

- Continua após a publicidade -

Porém, o Real Brasília sucumbiu ao cansaço e as modificações do Cruzeiro nos 45 minutos finais, tomando o empate e sofrendo sufoco em toda a etapa. Extremamente faltosa, a equipe do DF ainda foi beneficiada com a complacência da arbitragem em duas jogadas após os 45 finais do segundo tempo em cima da atacante celeste Pâmela, pois nenhum de dois pênaltis reclamados em favor das cabulosas foi marcado.

 

1º Tempo: Real Brasília é melhor e sai na frente

Na primeira etapa, começo de jogo parelho, mas favorável ao time do DF. A trinca criativa do DF formada por Sassá, Camila Pini e Rafa Soares dominava o meio de campo e colocava o Real Brasília em vantagem no controle de bola e nas infiltrações pelos lados. A falta de chutes a gol que atrapalhava a abertura do placar.

Aos 8′, falta cobrada na área por Camila Pini, no cruzamento desvio de cabeça e Mary Camilo, goleira do Cruzeiro, teve de ir no alto para segurar firme. Na casa dos 16′, a atacante do Cruzeiro Pâmela recebeu cruzamento de Eskerdinha e no desvio, de peixinho, colocou raspando na trave da goleira do Real Brasília.

Aos 22′, Camila Pini recebeu a bola pela intermediária, quase na entrada da grande área, e arriscou de longe. A bola foi pra linha de fundo do atacante do Real. Aos 26′ Vanessinha arriscou de longe, mas a goleira Flávia Guedes pegou pro estreante aurianil. Com 34′ de primeira etapa, falta besta de Marcela Guedes, Na cobrança, Eskerdinha cruzou dentro da área, mas a defesa das leoas afastou.

Aos 36′ o ataque do Real Brasília desencantou. Roubada de bola providencial de Sassá na área oposta, a volante viu Camila Pini que ajeitou, rolou para Marcela Guedes na direita dominar, abrir pra perna esquerda e chutar no canto do Cruzeiro que, com desvio de bola de sua zagueira, viu sua rede balançar. Cruzeiro 0-1 Real Brasília.

As cabulosas melhoraram após sofrer o gol e com o passar da primeira etapa igualaram o domínio da partida com as leoas. Mas a boa defesa do time candango conseguia impedir até mesmo chutes a gol na meta de Flávia Guedes. Aos 45′ escanteio para o Cruzeiro, na cobrança Mariana Santos levou pouco perigo à meta candanga.

Foto: Igor Sales/ Cruzeiro

2º Tempo: Controle absoluto do Cruzeiro

Se a primeira etapa foi do Real Brasília, o segundo tempo esteve sob o controle do Cruzeiro. A equipe celeste tinha o controle do jogo e ocupava toda a sua metade do campo e grande parte do setor adversário, colocando as leoas em apenas um terço do campo de jogo.

Aos 15” Vanessinha recebeu bom passe na entrada da área, fez o giro, mas na hora de finalizar chutou pela linha de fundo. Aos 17” nova boa oportunidade para o Cruzeiro. Em cobrança de falta, a bola sobrou para Duda finalizar da pequena área e mandar por cima do gol. Aos 20” outra bomba de Duda que passou pelo lado direito da goleira Flávia.

Só o Cruzeiro jogava. Só o Cruzeiro atacava. O treinador do Real Brasília fez duas mudanças nos primeiros 20 minutos do tempo final. Gadu para Thabatá e Camila Pini para Mayara. A intenção era suprimir o absoluto controle do jogo pelo time adversário.

A pressão cruzeirense foi recompensada. Aos 25” Capelinha passou para Vanessinha que viu Duda bem posicionada, ele rolou para Mariana Santos entrar na área e chutar uma bomba no canto esquerdo de Flávia Guedes que nada pôde fazer. Cruzeiro 1-1 Real Brasília.

Aos 31”, a primeira boa jogada do Real Brasília na segunda etapa. Vacilo na saída de bola do Cruzeiro, Thabatá recuperou a bola, em velocidade ganhou campo entrou dentro da área celeste, cruzou na entrada da meta para Rafa Soares que de primeira chutou no cantinho de Mary Camilo que fez grande defesa, mas a bola sobrou nos pés de Marcela que chutou alto, mas Mary Camilo, espetacular, jogou para escanteio por cima do gol.

As leoas não conseguiam reapresentar o bom primeiro tempo. As mudanças de Marcelo Frigério deram novo gás e organização tática ao Cruzeiro que impediam o jogo do Real Brasília. O time do DF fazia faltas em sequência. Aos 41”, nova falta para as cabulosas, mas Duda desperdiçou. Galdino mudou novamente. Marcela Guedes, autora do gol, foi para o banco para entrada de Pitty.

Aos 47”, linda trama pela esquerda do Cruzeiro com Mariana Santos, ela viu Pâmela e rolou a bola para a atacante, mas Dan Nunes na marcação jogou seu corpo nas costas da atacante adversária, que caiu sentindo fortes dores. A árbitra mandou o jogo seguir após atendimento prologando à Pâmela. Aos 50”, novamente, Pâmela recebeu bom passe, Isabela Melo na marcação derrubou a atacante, mas a arbitragem nada fez.

Aos 52” fim de jogo e empate na estreia das duas equipes.

O que vem por aí

Na próxima rodada o Real Brasília jogará em casa, no estádio Defelê na Vila Planalto contra o Botafogo, às 15:00 de 21/4/21, próxima quarta-feira. Já o Cruzeiro joga às 20h contra o Cruzeiro em Porto Alegre. Real Brasília e Cruzeiro estão na segunda posição, empatados com diversas outras equipes.

Cruzeiro: 1

Mary Camilo; Janaína🟨, Pires, Thamirys, Eskerdinha (Rebeca Prado); Mayara Vaz (Lucero), Capelinha, Duda 🟨, Vanessinha🟨, Mariana Santos⚽, Pâmela

Tec.: Marcelo Frigério

Real Brasília: 1

Flávia Guedes; Lana🟨, Isabela Melo, Petra, Dan Nunes; Sassá, Camila Pini (Mayara🟨), Rafa Soares 🟨; Gadu (Thabatá), Daniele Silva, Marcela Guedes ⚽🟨 (Pitty)

Tec.: Adilson Galdino

Arbitragem

Árbitra: Francielly Fernanda Lima de Castro (FMF)
Auxiliares: Glaucia Faria Paula (FMF) e Riane Clementino Neto (FMF)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P