O primeiro jogo da final do Campeonato Candango Feminino será no próximo sábado (5/11) às 15h no estádio Defelê, na Vila Planalto. Após passarem por Capital e Cresspom, respectivamente, Real Brasília e Minas Brasília disputarão o troféu. As duas equipes se encontram pela quarta vez consecutiva na decisão do campeonato. Nas outras três edições, as Leoas do Planalto saíram vencedoras e buscam o tetracampeonato, assim como suas adversárias, campeãs em 2016, 2017 e 2018.
A primeira decisão das equipes ocorreu em 2019, ano de estreia do Real Brasília no torneio. À época, o Minas Brasília buscava seu tetracampeonato. As Minas ainda somavam um vice-campeonato em 2012, que contou com o Cresspom vencedor. Disputada em dois jogos, a primeira final terminou empatada por 1 a 1, gols de Jéssica (Minas) e Marcela Guedes (Real). O segundo confronto finalizou com vitória por 2 a 0, gols de Marcela Guedes e Maiara, para as Leoas do Planalto e o inédito título.
No ano seguinte, o segundo capítulo das decisões das equipes. Desta vez, a final foi disputada em partida única no estádio Bezerrão, em dezembro de 2020. O Real Brasília saiu na frente com Luciana ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, Dani Silva aumentou o placar aos dez minutos da etapa final. O Minas Brasília ainda diminuiu com Katrine, mas não foi suficiente para impedir as Leoas do Planalto de levantarem o seu bicampeonato.
A trilogia entre Real Brasília e Minas Brasília contou com mais uma final em jogo único. A partida aconteceu em novembro de 2021 no estádio Defelê, palco das duas decisões de 2022. As Leoas do Planalto saíram na frente com Geovana Alves na etapa inicial. O Minas Brasília empatou o confronto aos 40 minutos com Manu Balbinot. Nos acréscimos, Geovana Alves anotou o seu segundo gol e decretou a vitória do Real Brasília. As comandadas de Adilson Galdino conquistaram o terceiro título seguido sobre o Minas Brasília.
Campanha das finalistas
As Leoas do Planalto fizeram campanha perfeita até à decisão. Foram disputados nove jogos até o momento e todos os confrontos terminaram com vitória do Real Brasília. Na fase de classificação foram marcadas 54 gols, média de 7,7 gols por partida. A equipe treinada por Adilson Galdino sofreu apenas um gol, este no último embate contra o Cresspom. No mata-mata, duas vitórias contra o Capital. A primeira por 3 a 0 e a segunda uma impiedosa goleada de 11 a 1.
O Minas Brasília terminou a fase de classificação em terceiro lugar, atrás do Real Brasília e Cresspom. As Minas terminaram empatadas em pontos com as Tigresas do Cerrado, perdendo apenas no saldo de gols, 32 contra 22. O desafiante ao tetracampeonato do Real Brasília marcou 28 gols e sofreu 6. Nas semifinais, 5 a 1 contra o Cresspom no primeiro jogo. Na partida decisiva, um revés de 1 a 0, mas o resultado não foi suficiente para tirar a quarta final seguida do clube.
Novo tetracampeão do Candangão Feminino
Com três títulos para cada lado, o Candangão Feminino terá um novo tetracampeão. A taça levantada por um dos lados fará com que uma das duas equipes se iguale ao CFZ, campeãs em 2000, 2001, 2002 e 2003. Isolado na primeira posição está o Cresspom, terceiro colocado da atual edição. As Tigresas do Cerrado somam sete títulos conquistados em 2007, 2008, 2009, 2011, 2012, 2014 e 2015. Outra equipe campeã que disputou a atual edição do torneio foi o Capital. A Coruja levantou o troféu em 2013.