Por Bruno H. de Moura e João Marcelo
Fazendo jus ao primeiro de seus nomes, o Real Brasília se apresentou sob lustres dourados, canapés de queijo suíço, risole de pernil e bolinhas de siri. Ao som de clássicos dos anos 90, o time do milionário Luís Felipe Belmonte, bem vestido em um terno preto de corte italiano, mudou de nome, apresentou um time de futsal em parceria com o Brasília Futsal, novo fornecedor de material esportivo, elenco para a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o plantel profissional para 2020.
A organização do evento montou uma espécie de sala de estar com o presidente do clube, o diretor da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Márcio Coutinh,o e o treinador do time de futebol profissional masculino, Ricardo Antônio. Anfitrião da festa, Belmonte, 3º homem mais forte do partido do presidente Jair Bolsonaro, foi em sua fala de um encontro em Orlando (EUA) com Zico até explicar que o nome Real é uma homenagem ao imperador Dom Pedro I.
Ex-dono do Brasília, que comandou por curto período de tempo, Belmonte revelou seu desejo em ter uma equipe com uma origem, em sua visão, mais nobre. “Eu não me conformava muito com o Brasília (Futebol Clube) ser vermelho. Daí encontramos a origem do time que temos hoje, o Dom Pedro, que era o time dos Bombeiros, que é uma origem muito nobre. Para a primeira divisão (após subir com o antigo D. Pedro) mudamos de cor e nome”, explicou.
Em meio a anedotas, Belmonte revelou que a mudança de nome foi uma homenagem ao antigo neto de D. João VI. “Como Dom Pedro II era o imperador achei que Real era uma justa homenagem”, confidenciou. Belmonte também não perdeu a oportunidade de alfinetar os cruzeirenses, recém rebaixados à segunda divisão nacional. “Essa semana o Cruzeiro caiu e o Real subiu”. Nem seu time do coração foi poupado pelo presidente. “Aí Flamengo, tá pensando que você é grande coisa? grande coisa é meu time”.
O evento realizado pelo Real Brasília também teve espaço para a apresentação da nova identidade visual do time. Além da nova nomenclatura, o Leão do Planalto também terá um novo escudo, revelado dias atrás pelo Distrito do Esporte. A nova leva de uniformes também foi divulgada. Confeccionada pela empresa goiana Tolledo Sports, a coleção contará com três uniformes de jogo e outros dois de goleiros que serão utilizados no Campeonato Candango de 2020.
Elenco enxuto
O elenco apresentado pelo Real Brasília no evento possui apenas 21 jogadores, mas a tendência é que o número aumente ainda mais. Contando com nomes conhecidos em âmbito local como o lateral Danilo Itaporanga, o volante Andrei Alba e o jovem atacante Davi, o plantel terá o reforço de jogadores da base que irão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro. A tendência é que o clube também se lance ao mercado em busca de novos nomes.
“Ainda é possível que venham mais jogadores, embora eu ache que o elenco está bom. Com a base, teremos o time completo. É possível que possamos trazer dois ou três jogadores, mas só se forem atletas diferenciados que venham somar muito com a equipe”, explicou Belmonte. “O bom é que vários atletas que se destacaram nesse ano permaneceram. Assim sendo, buscou-se no mercado quem pode somar, pois sabemos das dificuldades da competição”, complementou o técnico Ricardo Antônio
Brasília Futsal vira Real Brasília Futsal
A segunda novidade apresentada no evento foi uma parceria com o Brasília Futsal. A partir de agora, a nova equipe se chamará Real Brasília Futsal. Com o aporte da agremiação aurianil, a equipe contará com o apoio do Banco de Brasília (BRB) e da Belmonte Sports. A expectativa é de que novo time já inicie na elite da modalidade no Brasil, a Liga Nacional de Futsal 2020.
“Eu comecei no esporte jogando futsal. Acho que a equipe do Brasília vem fazendo grandes performances e desempenhos. Percebi que o time só precisava dar um impulso para estar onde merece estar, na Liga Nacional. E assim começamos a preparar voos cada vez mais altos”, explicou Belmonte.
Escolinha de futebol
O Real Brasília ainda apresentou o projeto de uma escolinha de futebol na cidade. Sob a direção do ex-jogador Baiano, que fez fama no Gama e outros clubes do Brasil, o projeto quer arrebatar joias pelas cidades do DF e entorno, assim como já faz o ex-atleta de forma desvinculada com o clube. As matrículas para a escolinha começarão a partir de amanhã (10/12) no site do clube.
Homenagem às atletas do Real
Na apresentação do projeto do futebol masculino, o presidente Luís Felipe Belmonte fez questão de prestar um tributo às jogadoras que conquistaram o Campeonato Candango de Futebol Feminino no último sábado, o primeiro título da história do Real Brasília. O mandatário entregou o troféu e medalhas para as campeãs. Mais cedo, Belmonte havia parabenizado as atletas e cobrado um bom desempenho no ano que vem. “O objetivo é ganhar a Série A2 do Campeonato Brasileiro, sem derrota”, asseverou.
Elenco do Real Brasília para o Candangão
Goleiros: Léo Rodrigues, Léo Umanuzaga e Henrique Marchesan;
Laterais: Leo Campos, Danilo Itaporanga, Dede e Bruno Santos;
Zagueiros: Leonardo Carioca e Pedrão;
Volantes: Robson Varela, Giovane, Andrei Alba e Castro Jr,;
Meio-campistas: Carlos Henrique e Davi Ceará;
Atacantes: Davi, Fernando Santos, Anderson Oliveira, Paulinho, Lucas Amorim, Junior Chicão, Gilvan e Pedrinho