28.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Ranking Nacional de Clubes é atualizado e Minas Brasília lidera no DF

Minas Brasília ocupa a oitava posição e é a primeira equipe ranqueada do Centro-oeste. Real Brasília, 25º lugar, e Cresspom, 39º, também estão na lista da CBF

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo Pepi

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (14/01) o Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022. Além do ranqueamento de clubes, a organização anunciou também o de federações. O Distrito Federal apareceu com três equipes na lista de 90 clubes e contou com o Minas Brasília como o time melhor posicionado. Além das “Minas”, Real Brasília e Cresspom, representantes da capital federal na elite do futebol feminino, compõem a relação.

Atualizado anualmente, o RNC computa as participações das equipes nas principais competições e as lista em um ranking. Em 2022, 90 clubes foram enumerados pela CBF e o primeiro representante do Distrito Federal foi o Minas Brasília na oitava posição. Depois, o Real Brasília na 25ª colocação e por fim, o Cresspom, recém promovido à primeira divisão do futebol feminino, no 39º lugar.

- Continua após a publicidade -

Além dos clubes, a CBF também ranqueia as federações. O Distrito Federal aparece na sexta posição do Ranking Nacional de Federações 2022 atrás de São Paulo, que lidera o ranking, seguidos de Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia. Fechando o top-10, Minas Gerais ocupa o sétimo lugar, Pernambuco na oitava colocação, Amazonas na nona posição e Paraná completando a lista.

Minas Brasília lidera Centro-oeste e Real Brasília sobe no RNC

Com base no último Ranking Nacional de Clubes, em 2021, o Minas Brasília continua na liderança da região Centro-oeste do Brasil, mas subindo oito posições, de 14º para 8º lugar. O Cresspom ocupou a 47ª colocação no ano anterior e este ano está em 39º. Mesmo subindo, as Tigresas do Cerrado viram o Real Brasília disparar e ultrapassá-las no ranqueamento. A equipe atual campeã do Candangão Feminino saltou do 53ª posição para a 25ª.

Com mais uma competição organizada pela CBF em 2022, a terceira divisão do Brasileirão Feminino, o Distrito Federal deverá ter quatro equipes ranqueadas em 2023. O Legião conquistou a vaga no certame nacional após ter terminado no quarto lugar no último Candangão Feminino e com isso, tem chance de ser incluída na lista da organização no próximo ano.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P