Com início marcado para 5 de agosto, o Campeonato Candango Feminino terá uma disputa alternativa pela vaga destinada ao Distrito Federal na Série A3 do Campeonato Brasileiro da modalidade. Como três clubes locais têm lugares garantidos em divisões nacionais em 2024, o lugar na competição ficará entre quatro times: Ceilândia, Legião, Estrelinha e Sobradinho serão os postulantes.
Os quatro times são os únicos aptos a disputar a Série A3 pelos critérios de classificação ao torneio estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Como está na Série A1, o Real Brasília não concorre à vaga. O mesmo acontece com o Minas Brasília, representante candango na Série A2. Rebaixado, o Cresspom tem lugar garantido na próxima terceira divisão nacional.
Clique e saiba mais
– Candangão Feminino: arbitral da FFDF define times e fórmula de disputa
– Confira todos os jogos da primeira fase do Candangão Feminino de 2023
Dos demais postulantes, apenas o Ceilândia tem experiência recente em uma competição organizada pela CBF. A equipe alvinegra foi acionada de última hora pela entidade máxima do futebol nacional para preencher uma vaga deixada em branco na Série A3 e acabou eliminado ainda na primeira fase em confronto local diante do Capital, ausência deste ano no Campeonato Candango Feminino.
Sobradinho, Legião e Estrelinha jogam a competição local com o sonho de chegar pela primeira vez em uma competição de nível nacional no futebol feminino. As Leoas da Serra vêm em um projeto iniciado recentemente. Já as Leoas do Rock participam praticamente todo ano o Candangão Feminino, assim como a equipe estrelada. Na Série A3, serão quatro em busca de um só lugar.