30.5 C
Brasília
quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Punido pelo STJD, Brasiliense disputará semifinal da Copa Verde sem público

Brasiliense cumprirá primeiro dos cinco jogos sem a presença de público contra o Vila Nova. STJD puniu o clube em setembro por confusão em partida contra Nova Venécia pela Série D do Brasileirão no final de julho

- Continua após a publicidade -

A vitória por 3 a 0 sobre o Cuiabá na noite da última quarta-feira (2/11) garantiu o Brasiliense na semifinal da Copa Verde. O clube da capital federal terá o Vila Nova como adversário e disputa uma vaga na final da competição em dois confrontos. O primeiro ocorrerá com mando do Jacaré no próximo sábado (5/11). Porém, devido a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em setembro deste ano, o representante do Distrito Federal jogará sem a presença de seu torcedor.

Em julho deste ano, o Brasiliense enfrentou o Nova Venécia-ES pela partida de volta da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. À época, o empate por 1 a 1 decretou a eliminação do Jacaré da competição nacional. Nos minutos finais do confronto, a torcida do Brasiliense iniciou uma confusão generalizada, transformando o estádio Abadião, em Ceilândia, em um cenário violento. Atletas e dirigentes das duas equipes correram em direção ao vestiário na tentativa de se proteger das agressões.

As atitudes deploráveis da torcida foram relatadas em súmula pelo árbitro Antônio Dib de Moraes Sousa. Assim, o Brasiliense foi denunciado e punido em setembro pelo STJD com a perda de cinco mandos de campo e multa de R$ 40 mil. Por não ter disputado nenhum jogo oficial após a decisão do tribunal, a primeira das cinco partidas que ocorrerá com portões fechados será neste fim de semana contra o Vila Nova, confronto válido pela partida de ida da semifinal da Copa Verde.

- Continua após a publicidade -

Possibilidade de mais um confronto como mandante na Copa Verde

O Brasiliense pode cumprir mais um mando de campo ainda nesta edição da Copa Verde. Caso o Jacaré se classifique contra o Vila Nova, mais dois jogos definirão o campeão do torneio regional. A equipe treinada por Luan Carlos disputa uma possível final contra o vencedor de São Raimundo-AM e Paysandu. Se, por ventura, não se classificar à final do campeonato, o Brasiliense perderá quatro mandos na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 (informação corrigida às 14h47).

Edição de 2020 também ocorreu sem público devido à punição

Na edição de 2020 da Copa Verde, finalizada em 2021 devido à pandemia do coronavírus, ocorreu uma situação semelhante. A estreia do Brasiliense contra o Rio Branco-ES em outubro de 2021 aconteceu sem público por punição do STJD. À época, o Jacaré enfrentou o Vitória-ES e uma confusão generalizada rendeu três jogos sem a presença do seu torcedor.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P