Por Lucas Bolzan
Está chegando a hora. Às 21h30, Flamengo x Defensa y Justicia duelam pelo jogo da volta das oitavas de final da Libertadores 2021. Na ida, vitória rubro-negra por 1 a 0 na Argentina e agora, no Mané Garrincha, a equipe carioca terá a oportunidade de garantir a classificação com a presença do torcedor na arena.
Mesmo com a expectativa da volta do torcedor ao estádio, o retorno ao organizador da partida, no caso do Flamengo, não está como esperado. 19 mil ingressos foram colocados a venda, com diversas restrições para garantir a entrada no estádio. Mas, até agora, apenas 6 mil foram vendidos. E a venda on-line inclusive foi encerrada.
Vários fatores ‘afastaram’ o torcedor do estádio neste momento. Primeiramente, a limitação de quem poderá entrar no estádio: maiores de 18 anos, apresentando o exame teste PCR negativo. Crianças e gestantes, por exemplo, tiveram o acesso proibido. Tudo isso junta também a grande burocracia para garantir os bilhetes e realizar o sonho de ver pessoalmente o time do coração garantir uma classificação de Libertadores no estádio.
Pontos de troca abertos
Mas, há quem tem condições de ver a partida. Torcedores do DF e do Rio de Janeiro correram atrás em tempo hábil e conseguiram garantir o ingresso da partida, obedecendo todos os protocolos.
O último protocolo é o da troca de ingresso. Quem comprou pela internet, teria que se apresentar na bilheteria do Mané Garrincha e mostrar todos os documentos solicitados (exame PCR negativo, cópia do documento de identificação, além da cópia do cartão de crédito que realizou a compra), para a empresa liberar o ingresso e uma pulseira de controle para torcedor entrar no estádio.
Conexão RJ-Brasília
Carioca e morador de Teresópolis-RJ, Luiz Claudio Raposo comprou, junto com o filho, o pacote de passagem e ingresso para ver o Flamengo em campo pela primeira vez após a pandemia. Após chegar no DF de madrugada, o torcedor aproveitou a hora do almoço e foi entregar toda a documentação para receber o bilhete.
Otimista, o empresário está feliz com a volta do público em jogos do Flamengo e principalmente com a oportunidade de estar no Mané para ver o Flamengo jogar. “Acho que o público já poderia ter voltado há tempos. Não só na Libertadores, mas em todas as outras competições aqui no Brasil. Desde que respeitem todas as medidas, o distanciamento, o certificado da vacinação, testes de Covid-19, pois o país precisa girar. Temos essas grandes competições e torço para que as coisas voltem ao normal até o final do ano”, destacou.
Em relação a segurança da própria saúde, Cláudio ressalta que se sente seguro em estar no estádio, mesmo com todas essas restrições. “Estava há mais de um ano e meio sem ir ao estádio, com saudade do meu Mengão e me sinto seguro sim. Já tomei a vacina, de dose única. Eu acho que estando com máscara e distanciamento, não há problema. Está seguro”, complementou.
Expectativa de mais público
Organizador da partida, o Flamengo espera pelo menos 10 mil torcedores, dos 19 mil ingressos disponibilizados para a venda. Todos os setores do estádio foram liberados para o torcedor, delimitado por valores. Toda a organização está alinhada para receber o público da melhor forma e controlar a situação de espectador no estádio.
Burocracia e valores. 190 de PCR e 280 a inteira mais barata é para afastar mesmo. Se o ingresso fosse 100 reais na inferior leste/oeste era provável que eu iria, mas ficou bem proibitivo. Mas o Ibaneis conseguiu o que queria, público para o Flamengo.