27.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Presidente da FFDF adianta eleição da entidade em um ano

Daniel Vasconcelos convoca eleição para 20 de dezembro. Cargos de Presidente, Vices-presidentes e Conselheiros Fiscais serão preenchidos.

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

matéria atualizada em 25/11/2019, às 14:50 e às 18:08

A publicação de um edital no site da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) pegou todo mundo de surpresa. O presidente da entidade, Daniel Vasconcelos, decidiu antecipar o pleito que vai eleger o novo comandante do futebol profissional do Distrito Federal. As eleições serão no dia 20 de Dezembro, às 9 horas, na sede da federação.

- Continua após a publicidade -

Inicialmente, o mandato de Daniel Vasconcelos iria até 01 de outubro de 2020, mas o ex-presidente do Luziânia achou por bem adiantar o sufrágio.

Conforme o art. 72 do Estatuto da entidade, podem se candidatar à presidência cidadãos brasileiros, natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, desde que estejam há pelo menos dois anos no cargo de Presidente ou Vice-presidente de associação ou sociedade desportiva de futebol filiada à FFDF.

Além do cargo de Presidente, a FFDF possui dois Vice-presidentes e os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal. Qualquer chapa deverá ser inscrita com pelo menos 10 dias de antecedência ao pleito, com nome e qualificação dos candidatos e ser ratificada por ao menos quatro clubes profissionais e dois amadores entre os filiados à entidade, tudo devidamente registrado em cartório.

As equipes filiadas que não tenham disputado competições oficias do calendário da federação nos últimos dois anos ficam vedadas de votar no pleito.

A comissão organizadora da eleição será composta pelas seguintes pessoas:

Edmilson Marçal Passos–Presidente da Comissão Eleitoral
Wendel da Costa Fernandes Lopes – Relator da Comissão Eleitoral
Wellington Martins da Silva– Oficial da Comissão Eleitoral

Mandato tampão

Daniel Vasconcelos nunca foi eleito para o cargo de Presidente da FFDF. O ex-presidente do Luziânia estava na chapa de Erivaldo Alves, eleito em 2016 para mandato de quatro anos à frente da entidade. Daniel era seu vice.

Após escândalo envolvendo acusação de não ter prestado contas de um repasse de R$ 300 mil feito em 2016 pela CBF à FFDF, Erivaldo foi destituído em assembleia da entidade por 14 votos a 1. Após uma guerra de liminares e a realização de outra assembleia, o ex-dirigente renunciou ao posto dando lugar a Daniel Vasconcelos, presidente desde então.

Desde 07 de outubro de 2017 é Daniel que responde pela entidade. O mandatário, caso não adiantasse o sufrágio, cumpriria mais de 75% do período para que foi eleito em 2016, só que no cargo máximo da entidade.

Investigação da Polícia Civil do DF

Daniel Vasconcelos foi alvo de operação da Polícia Civil do DF no meio deste ano, sob suspeita de participar de organização criminosa voltada para fraude ao erário via sonegação de imposto referente a ingressos dos jogos de futebol no DF.

A PCDF acreditava que Daniel, o ex-jogador e empresário Roni e outros envolvidos divulgariam informações falsas nos borderôs dos jogos em Brasília para pagar menos imposto de renda e INSS, além de baratear a alocação do Mané Garrincha.

Daniel sempre negou envolvimento em qualquer prática nesse sentido e a prisão temporária a que foi submetido não gerou a mesmo repercussão negativa entre os dirigentes que suspeitas contra Erivaldo em 2017.

Em 29 de outubro, a quarta turma do Tribunal Regional Federal 1ª Região decidiu trancar – suspender/paralisar – parte do inquérito policial que investigava a ocorrência de crime de sonegação fiscal. Desta forma, Daniel, Roni e os demais não poderão ser alvo de persecução criminal pelo crime de sonegar imposto.

Contudo, as investigaçpões continuam pelos crimes remanescentes de estelionato majorado, associação criminosa e falsidade ideológica, que tramitam em segredo de justiça na Justiça Federal do DF. Caso reste condenação por todos os crimes, as penas podem chegar de 3 a 13 anos de prisão ao todo.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P