A mais tradicional competição de base do calendário do futebol brasileiro não será realizada em 2021. Nesta quinta-feira (26/11), a Federação Paulista de Futebol (FPF), entidade responsável pela organização da Copa São Paulo de Futebol Júnior, anunciou que não irá realizar o torneio na próxima temporada. A decisão foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus, que segue crescendo no Brasil.
Em comunicado divulgado em seu site oficial, a FPF explicou que vinha se reunindo desde agosto com o governo de São Paulo, autoridades médicas e as prefeituras dos municípios paulistas para debater a possibilidade de realização da Copinha, que envolve a participação de 128 equipes de todo o território brasileiro. Os 255 jogos do calendário são realizados em um espaço de 24 dias em 31 cidades do estado.
“A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida. Assim, a FPF comunica que tomou a dura decisão de suspender a realização da Copa São Paulo 2021”, diz a nota.
Na próxima temporada, o futebol do Distrito Federal seria representado por Planaltina e Legião. Os dois clubes avançaram para a final do Campeonato Candango de Juniores no último fim de semana e garantiram o direito de disputar a competição nacional em 2021. A única medida anunciada pela FPF é que os atletas nascidos em 2001, e que estariam acima da idade permitida, poderão disputar a competição em 2022.
Esta será a primeira vez que a Copa São Paulo de Futebol Júnior não será disputada desde 1969, quando foi realizada pela primeira vez e, desde então, aconteceu de forma ininterrupta. “O torneio marca em todos os anos o início da temporada do futebol brasileiro e é o nascedouro dos nossos maiores craques. Não há competição de base no mundo que reúna tanta relevância, competitividade, visibilidade, paixão e sonhos”, fecha a FPF.