O Planaltina ficou apenas poucas horas fora da zona de classificação para as semifinais do Grupo A da Segunda Divisão do Campeonato Candango. Após perder o segundo lugar para o Cruzeiro de forma provisória pela manhã, o Galo do Planalto tratou de recuperar o posto na tarde desta quarta-feira (17/8) com uma importante vitória sobre a Aruc, no Estádio Municipal de Alexânia. O triunfo por 1 x 0 recolocou a equipe na posição anterior da chave e eliminou a equipe azul e branca do torneio local.
Apesar do placar magro, o Planaltina esteve melhor em campo durante praticamente toda a partida. O ímpeto de buscar mais a zona ofensiva do gramado foi premiada ainda no primeiro tempo com um gol de Jonhs Maranhão. Na etapa final, o Galo do Planalto seguiu sem dar espaço para a Aruc atacar. Muito presente na grande área do adversário, o PEC criou ao menos outras duas boas chances de ampliar a vantagem, mas não teve sucesso. Os três pontos, porém, estão na conta.
Maranhão abre o placar
Com os dois times bastante afetados pelo forte calor e a baixa umidade do meio da tarde em Alexânia, os minutos iniciais do jogo entre Planaltina e Aruc foram de mais estudo do que ataques impetuosos. O gramado também complicava momentos de maior troca de passes em busca de clarear as jogadas. Na primeira chegada do Galo do Planalto, a bola foi lançada em profundidade. Maranhão se esticou, mas não conseguiu alcançar e viu o lance morrer na linha de fundo.
Aos 30 minutos, o camisa nove do Galo do Planalto teve uma nova oportunidade e fez valer o faro de artilheiro. Alessandro cruzou na área, Wesley deu leve ajeitada e Jonhs Maranhão escorou, sem nenhuma chance de defesa do goleiro Felipe Chapa. Com 33, Renan Pitbull arriscou finalização de muito longe e fez o arqueiro da Aruc trabalhar. Na reta final do primeiro tempo, outra chance do Planaltina. Jackson finalizou de primeiro, mas também não conseguiu passar por Chapa. A marcação aliviou a sobra.
PEC desperdiça chances
No segundo tempo de Planaltina e Aruc, Maranhão e Felipe Chapa se desentenderam em dividida. O lance gerou cartão amarelo para os dois jogadores. Com a bola rolando, o goleiro do time do samba levou a melhor em confronto direto dentro da área. O camisa nove recebeu sem nenhum incômodo da marcação e finalizou, mas parou no arqueiro adversário e não conseguiu marcar o segundo dele e do PEC no Municipal de Alexânia. Na sequência do lance, a zaga aliviou e impediu o pior.
O PEC teve nova oportunidade. Jackson cruzou e Maranhão tentou de voleio, mas mandou para fora. A pressão seguiu. Paulinho Correira avançou pelo lado direito do ataque e cruzou na medida para Johns. Felipe Chapa abafou bem e mandou para escanteio. Mesmo sem tomar gol, a situação da Aruc ficou mais complicada quando Judvan foi expulso de forma direta após acertar o braço em Jackson durante briga por posse da bola. Assim, o jogo seguiu frio até o apito final.
Aruc 0
Felipe Chapa 🟨; João Pedro 🟨, Carmino, Marcos (Carioca) e Pastel 🟨 (Brendo); Gabriel Ximenes, Judvan 🟥 e Diogo 🟨 (Esquerdinha); Ferrugem, Fiapo (Rafinha) e Marreta (Yan). Técnico: Hugo Matos
Planaltina 1
Johnny🟨; Alessandro 🟨 (Paulinho Correria), Sérgio Baiano 🟨 (Rivaldo), Tonhão e Jackson Dantas; Renan Pitbull 🟨, Caíque, Franklin (Claudeci) e Antônio Carlos 🟨 (William Santos); Wesley 🟨 (Wesley Mark) e Jonhs Maranhão ⚽ 🟨. Técnico: Hugo Pilo