A Segunda Divisão do Campeonato Candango 2022 está prestes a começar e o Planaltina Esporte Clube está preparado para a disputa. O presidente Ricardo J. Martins seguiu com o planejamento do início do ano ao contratar o técnico Hugo Adrián Pilo Burgos, mirando o acesso à elite do Distrito Fedearl. O uruguaio iniciou o trabalho no Galo do Planalto na competição sub-20, levando a equipe até às semifinais, onde foi eliminado pelo Ceilândia.
Na Segundinha, em 2021, a equipe comandada por Antônio Carlos Bona teve um bom aproveitamento com duas vitórias, dois empates e nenhuma derrota em quatro jogos, mas o saldo de gols impediu o PEC de avançar para as semifinais. Bona, auxiliar em 2020, assumiu o time no ano passado após Hugo Pilo ter testado positivo para covid-19 poucos dias do embarque para o Brasil. Assim que chegou, iniciou a preparação para essa temporada.
El Comandante e o bom aproveitamento dos piratas
Apesar de assinar com o Planaltina tendo o objetivo de conseguir o acesso, El Comandante, assim apelidado, fez uma ótima campanha na competição sub-20. Durante sete jogos seguidos, o time dos piratas se manteve invicto, apenas com vitórias e nenhum empate. Perdeu sua invencibilidade para o também invicto Taguatinga, que seguiu sem derrotas até o jogo de volta na semifinal contra o Gama.
Foram apenas quatro derrotas em 12 jogos, já contando com as partidas de ida e volta das semifinais, em que o time também saiu derrotado. O técnico acordou com o presidente Ricardo Martins que ele seguiria o trabalho após essa competição. “Quando cheguei ao clube, em fevereiro, concordamos em trabalhar nos dois campeonatos: sub-20 e profissional”, pontua, ressaltando que no futebol nunca se sabe o que pode acontecer. “Se nosso trabalho não fosse bom, com certeza não continuaríamos no clube”, completa.
O que esperar do PEC na Segundinha
Dando continuidade ao trabalho da comissão técnica formada por Hugo Pilo, Sebastião Guedes, Rildo Lopes, Alex Mariano e o próprio presidente Ricardo Martins, que atua também como preparador de goleiros, o Galo seguirá com praticamente todos os jogadores que estiverem nos gramados atuando no sub-20. “O trabalho dos profissionais é diferente, eles já têm experiência e isso facilita, mas é uma equipe nova que tem que encarar o desafio com profissionalismo e maturidade”, diz o uruguaio.
Para Ricardo o trabalho será árduo e, feito todos os dias, poderá obter êxito. O presidente reafirma a presença dos jogadores que estiveram no sub-20, por enquanto, sem a chegada de nenhum outro jogador. Sobre o novo desafio, ele é prudente. “A preparação para a Segunda Divisão é um obstáculo muito mais difícil”, diz, confiando na comissão que já está inserida no processo. O Planaltina está no grupo A e fará sua estreia no sábado (6/8) contra o Sesp/Samambaense.