19.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Pela segunda vez na história, Brasiliense avança às quartas da Série D

Além disso, o Brasiliense ainda é o único representante do Distrito Federal que já chegou nesta fase da quarta divisão nacional. Brasília e Ceilândia já alcançaram às oitavas de final em anos anteriores, mas acabaram eliminados

- Continua após a publicidade -

Mais uma marca na história do Brasiliense na Série D do Campeonato Brasileiro! No último domingo (18/8), o esquadrão amarelo recebeu o Brasil, um dos representantes do Rio Grande do Sul na quarta divisão nacional, e com o placar agregado de 9 a 1 eliminou a equipe rubro-negra gaúcha. Com a classificação, o Jacaré carimbou a vaga nas quartas de final do Brasileirão pela segunda vez na história.

A primeira vez que o Brasiliense conseguiu chegar nesta fase da Série D foi em 2014, quando fez a estreia na quarta divisão brasileira. O representante do Distrito Federal estava no Grupo A5 na primeira fase e avançou na primeira colocação, com 16 pontos conquistados. Nas oitavas de final, o Jacaré acabou enfrentando o Remo, que hoje em dia está na Série C do Campeonato Brasileiro.

Com uma vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a 1, o Brasiliense conseguiu alcançar a classificação às quartas de final. O Jacaré enfrentou o Brasil-RS. No jogo de ida, realizado em Pelotas, o time da casa venceu por 2 a 1. No Estádio Serejão, o esquadrão amarelo devolveu o mesmo resultado e a decisão acabou indo para os pênaltis. Nas penalidades máximas, o Jacaré acabou sendo derrotado por 4 a 3, e a vaga na Série C ficou com o clube do Rio Grande do Sul.

- Continua após a publicidade -

Clique e saiba mais

Brasiliense x Brasil - Série D do CAMPEONATO BRASILEIRO
Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Agora, o Brasiliense chegou pela segunda vez nas quartas de final na história da Série D. Na atual temporada, o Brasiliense passou em primeiro no grupo A5, com 32 pontos conquistados. A equipe do DF teve uma ótima atuação em casa, invicto atuando no Serejão. Na segunda fase, o clube  despachou o Real Noroeste com um placar agregado de 4 a 2: 2 a 0 no Espírito Santo e 2 a 2 em Taguatinga. Nas oitavas de final, o esquadrão amarelo enfrentou o Brasil e eliminou os gaúchos após 9 a 1 no agregado, com duas goleadas: 4 a 1 e 5 a 0.

Brasiliense é o único time do DF a chegar nas quartas na história da Série D

Com a classificação para as quartas de final em 2014 e 2024, o Brasiliense se consagra como o único clube do Distrito Federal a chegar nesta fase em toda história da Série D do Campeonato Brasileiro. A quarta divisão nacional foi criada em 2009. Até então aconteceram 15 edições que já foram finalizadas, além da atual temporada. Em todos esses anos, nove times diferentes representaram a capital federal na competição.
Quem participou de mais edições da Série D foi o Brasiliense, com oito participações, seguido por Ceilândia (7), Gama (4), Brasília (3), Luziânia (3), Sobradinho (2), Formosa (1), Botafogo-DF (1) e Real Brasília (1). Os clubes que chegaram mais longe, depois do Jacaré, foram o Brasília e Ceilândia. O Colorado foi eliminado nas oitavas de final em 2010. O Avião acabou perdendo para o Araguaína-TO.
Já o Ceilândia chegou até as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro em três oportunidades e nunca avançou até às quartas. Em 2016 o Gato Preto foi eliminado pelo Fluminense de Feira de Santana. No ano seguinte, o Alvinegro da capital federal acabou sendo eliminado para o América-RN. A última vez que a equipe chegou nesta fase foi na temporada passada, quando perdeu nos pênaltis para o Caxias-RS.

Quartas de final da Série D

Maringá* x Inter de Limeira
Brasiliense* x Retrô
Treze* x Itabaiana
Iguatu* x Anápolis

*Definem a classificação como mandantes

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P