No último domingo (4/8), o Brasiliense recebeu o Real Noroeste no Estádio Elmo Serejo Farias, o Serejão, em partida de volta válida pela segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Jacaré empatou com o representante do Espírito Santo em 2 a 2, ficando 4 a 2 no agregado. Com o resultado, o esquadrão amarelo avançou às oitavas de final. A garantia da vaga nesta fase foi apenas a quarta vez do time na história da quarta divisão.
Contando com a disputa na atual temporada, o Brasiliense tem oito participações desde que a Série D do Campeonato Brasileiro foi criada. A estreia do clube foi em 2014. O Jacaré passou em primeiro do grupo e acabou eliminando o Remo nas oitavas de final. Porém, o representante do Distrito Federal acabou sendo eliminado nas quartas para o Brasil-RS em pleno Estádio Serejão. O time do Rio Grande do Sul subiu para a Série C.
Clique e saiba mais
- Duelos definidos! Veja todos os confrontos das oitavas da Série D
- Brasiliense leva susto do Real Noroeste, mas avança às oitavas da Série D
- Estádio Mané Garrincha será sede do São Paulo durante shows no Morumbis
Quatro anos depois o Brasiliense voltou a participar da Série D. O clube avançou às oitavas de final e acabou enfrentando o Campinense. Depois de dois placares em 1 a 0, um a favor de cada time, o time da Paraíba eliminou o Jacaré nos pênaltis. Em 2020, o esquadrão amarelo passou mais uma vez para esta fase. A equipe começou a disputa da quarta divisão na pré-Série D. Depois, se classificou ao lado do arquirrival Gama na primeira fase.
Na segunda fase, o Brasiliense enfrentou o Real Noroeste e eliminou os capixabas. Nas oitavas de final, o Jacaré acabou sendo eliminado pelo Mirassol. Agora, na atual temporada, o Jacaré mais uma vez vai enfrentar essa fase que é uma pedra de sapato do clube. O time do Distrito Federal enfrentará o Brasil-RS. O confronto de ida acontecerá no próximo fim de semana, em Pelotas-RS. Os detalhes serão divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Brasiliense nas oitavas de final da Série D
Série D 2014
Classificado nas oitavas de final eliminando o Remo
Perdeu nos pênaltis para o Brasil-RS nas quartas de final e não subiu de divisão
Série D 2018
Eliminado pelo Campinense nos pênaltis nas oitavas de final
Série D 2020
Eliminado pelo Mirassol nas oitavas de final
Série D 2024
Enfrenta o Brasil-RS nas oitavas de final