O Brasiliense conquistou uma vaga na semifinal da Copa Verde 2022 na noite desta quarta-feira (2/11). Atuando fora de casa, o Jacaré desbancou o Cuiabá por 3 a 0 e avançou de fase na competição. Esta será a terceira vez que o time amarelo disputará esta parte do certame. Em todas as edições da Copa Verde, nove no total (contando com a atual temporada), as equipes do Distrito Federal avançaram até a semifinal do campeonato por quatro vezes.
Na atual temporada, apenas o Brasiliense está disputando o torneio. Antes do começo da competição, o Ceilândia desistiu de competir. Com a classificação na noite passada, o Jacaré chega a sua terceira semifinal e a quarta vez que um representante do Distrito Federal alcança esse patamar. O time amarelo se credenciou para esta fase em 2014 (juntamente com o Brasília), 2020 e 2022. Em 2016, foi a vez do Gama disputar a fase final.
2014: Brasília campeão e Brasiliense cai na semi
O ano de 2014 marcou a primeira edição da Copa Verde. Brasiliense, campeão do Candangão 2013, e Brasília, vice, se credenciaram para disputar a competição. Na fase inicial, o Jacaré despachou o Interporto, enquanto o Colorado eliminou o Cene. Em seguida, o time amarelo conseguiu passar pelo Vilhena e o Avião Vermelho venceu o Cuiabá. Assim como na outra parte da chave, com dois representantes do Pará, os dois times do DF se digladiaram na semifinal.
Com a primeira partida sendo disputada no Bezerrão, o Brasiliense venceu por 2 a 0, colocando um pé na final. Porém, no Serejão, o Brasília deu uma reviravolta e, com um gol no final, eliminou o Jacaré por 3 a 0. Na finalíssima, com mais de 50 mil pessoas no Mané Garrincha, o Colorado reverteu a desvantagem no placar diante do Paysandu e venceu os paraenses nos pênaltis, colocando o DF no topo.
◉ Fique por dentro
– Brasiliense vence Cuiabá e enfrentará Vila Nova na semifinal da Copa Verde
– Obras do Estádio Luizinho, em Novo Gama-GO, atingem fase final
– FFDF convoca associados para definir calendário e orçamento de 2023
2016: Gama conquista o vice
Em 2016, o Gama debutou na competição. Juntamente com os alviverdes, o Brasília disputava pela terceira vez a Copa Verde. O Colorado foi eliminado na fase preliminar naquele ano, sendo despachado pelo Vila Nova. O clube goiano enfrentou outra equipe da capital federal nas quartas de final. Porém, nos pênaltis, o Periquito se deu melhor e chegou às semifinais. Anteriormente, o clube verde havia passado pelo Interporto.
Na semifinal, o Gama enfrentou a Aparecidense. Com o placar agregado em 4 a 3, o alviverde avançou para a final em seu primeiro ano disputando o torneio. Diante do Paysandu, foram dois confrontos bem equilibrados, mas o Papão da Curuzu acabou conquistando o título daquele ano. No jogo de ida, o clube azul venceu por 2 a 0. No duelo de volta, no Estádio Bezerrão, o Gama triunfou por 2 a 1.
2020: Brasiliense campeão da Copa Verde
Por conta da pandemia do coronavírus, a Copa Verde de 2020 foi disputada em 2021. Brasiliense e Gama foram os representantes do DF na competição. O alviverde saiu na segunda fase do torneio, após perder por 1 a 0 para o Remo. Já o time amarelo conseguiu um grande feito, levantando o caneco. Até chegar a grande final, o Jacaré eliminou o Vitória-ES, Luverdense, Atlético Goianiense e Vila Nova.
A decisão foi diante do Remo, que já havia eliminado uma equipe da capital do país. Na primeira partida, o Brasiliense venceu por 2 a 1, levando uma pequena vantagem para Belém do Pará. O clube azul fez o mesmo placar jogando em casa, levando a decisão para os pênaltis. Com brilho do goleiro Sucuri, o Brasiliense conquistou o título nas penalidades máximas, vencendo por 5 a 4.
Classificado, agora o Brasiliense vai enfrentar o Vila Nova. Serão dois jogos para decidir quem avança para a grande final. A primeira partida será no próximo sábado (5/11), sem horário e local definido.