Por Danilo Queiroz
O Universo/Brasília começou muito bem a série de quatro partidas que fará fora de casa no Novo Basquete Brasil (NBB). Na noite desta segunda-feira (28/10), o time brasiliense foi até o Paraná para medir forças com o Pato Basquete e venceu os donos da casa por 76 a 73. A franquia candanga foi orquestrada pelo armador Nezinho, que anotou 22 pontos durante a partida e foi o responsável pela derradeira cesta de três pontos que garantiu o triunfo com o cronômetro marcando três segundos para o fim.
Aproveitando os erros de conjunto do Pato Basquete (mas também abusando nas oportunidades ofensivas concedidas ao adversário), o Universo/Brasília tratou de abrir vantagem no placar logo nos dez primeiros minutos de jogo. Mais efetivo que os paranaenses, o time candango aproveitou a parcial inspirada do ala Pedro Mendonça (que anotou sete pontos para os visitantes) para pular na frente do marcador e sair vencendo por 17 a 10.
Mais concentrado, os donos da casa voltaram para a segunda parcial dispostos a trabalhar com o intuito de reduzir a diferença que havia sido construída pelos brasilienses no marcador. Equilibrado na consistência ofensiva, o Universo/Brasília também soube aproveitar seus momentos com a bola para equilibrar o jogo e segurar a vantagem que já havia conquistado no primeiro quarto. Com isso, os dois times desceram para os vestiários com o placar apontando 26 a 22 para os visitantes.
A volta dos dois times para a quadra do Ginásio do Sesi trouxe também o início do show de Nezinho. Preciso nos arremessos de longa distância, o armador do time candango foi peça fundamental para a equipe realizar nova boa parcial e seguir na frente do placar. Com o time paranaense partindo para cima, os candangos aproveitaram as brechas no ataque para pontuar bem e ir para os últimos 10 de minutos de jogo com uma vantagem de cinco pontos.
Com o jogo aberto, a quarta e última parcial foi movimentada. Partindo para o tudo ou nada, o Pato Basquete tirou rapidamente a diferença que o Universo/Brasília mantinha e pulou para a frente do placar. Mantendo a calma, o time candango contou com toda a experiência de Nezinho para seguir vivo no jogo. O suprassumo da atuação do camisa 23 veio quando o jogo estava empatado em 73 a 73. Após receber de Pedro Mendonça, o armador acertou de muito longe (vídeo abaixo) para garantir o triunfo candango.
MEU DEUS, NEZINHO!!! ???
Buzzer beater absurdo da lenda dando a vitória para o Brasília ??
? Pato Basquete 73 x 76 @bsbbkt ? #caixaesportes #VcNuncaViuNadaIgual#PATxBSB pic.twitter.com/8tzVdm3D1s
— NBB CAIXA (@NBB) October 29, 2019
Este foi apenas o primeiro jogo de uma série de quatro partidas que o time candango fará longe do Distrito Federal. Com a vitória sobre os paranaenses, o Universo/Brasília viaja agora para Rio Claro (SP), onde enfrentará os donos da casa na próxima quarta-feira (30/10), às 20h. Na semana seguinte, ainda no estado paulista, a franquia brasiliense fechará a sequência contra o São Paulo, em 7 de novembro, e Paulistano, em 9 de novembro.