Em duelo que marcou o primeiro teste do VAR no Candangão 2025, Paranoá e Real Brasília se enfrentaram na tarde deste sábado (22/2), no Estádio Defelê. Ambos com objetivos completamente opostos na competição. Enquanto a Cobra Sucuri busca a classificação ao mata-mata, o Leão do Planalto tenta exterminar o fantasma do rebaixamento. Dentro de campo, os paranoáenses conseguiram coletar os três pontos sem sustos, com uma vitória por 2 a 1, com gols Daniel Guerreiro e Rafinha. Gabriel Silva para os realenses.
Ainda na rota para conseguir uma vaga na fase final do campeonato, o Paranoá terá uma pedreira pela frente, no duelo válido pela última rodada da primeira fase. A Cobra Sucuri enfrentará o Brasiliense daqui a duas semanas, em 8 de março, no Estádio Serejão. A bola deve rolar às 16h. Enquanto isso, o Real tem o confronto da vida. O Leão do Planalto enfrenta o Legião na briga dos desesperados para se safar da descendência à Segundinha. Devido aos imbróglios na tabela de classificação, todos os duelos da última rodada serão no mesmo dia e horário.
Primeiro tempo
O plano de jogo das duas equipes ficou claro logo no começo do confronto. O Paranoá, mandante do duelo, se lançou à frente. Com o domínio do meio campo, a Cobra Sucuri achava alguns espaços na defesa adversária, mas não conseguiu criar grandes chances de perigo. Porém, tudo indicava que o Real Brasília já esperava esse posicionamento adotado pelo outro time. O Leão do Planalto tinha a escada pela ala esquerda do ataque, nas costas do lateral Douglas Rato, principal arma ofensiva para tentar abrir o placar.
Logo aos 21 minutos da primeira etapa. O Paranoá, que conseguiu o domínio territorial no confronto devido ao volume de jogo, abriu o placar. A jogada foi iniciada em uma escapada pelo lado direito de ataque da equipe mandante. A bola foi rolada para trás, mas saiu fraca e ficou a feição para a defesa do Real Brasília. Entretanto, a zaga afastou mal e a bola sobrou com Daniel Guerreiro. O centroavante dominou e bateu cruzado para tirar o zero do marcador no Defelê.
Ao contrário do que se esperava. O duelo que estava movimentado até o momento do gol acabou esfriando. O Paranoá, à frente no placar, diminuiu o volume de jogo e passou a cadenciar um pouco mais as ações. Do outro lado, o Real não demonstrava forças para impor uma marcação mais cerrada ou atacar com mais perigo a meta adversária.

Clique e leia mais:
- Brasiliense anuncia contratação para sequência do Candangão e da Copa Verde
- Duelo entre Capital e Porto Velho pela Copa do Brasil será no Estádio JK
- Superliga: Brasília Vôlei perde mais uma e se distancia da classificação
Segundo tempo
Com as diversas mudanças táticas promovidas pelo técnico Kaká, o Real Brasília voltou melhor para a etapa complementar de partida. A equipe abriu mão da postura completamente reativa adotada no início do jogo. Entretanto, quem marcou o segundo gol foi o Paranoá. Em um contragolpe, a Cobra Sucuri colocou em prática a mesma jogada que tirou o zero do placar. O lateral Douglas Rato partiu sozinho, chegou a linha de fundo e rolou para trás. Ali, apareceu Rafinha para bater firme para o fundo do gol: 2 a 0 para a equipe mandante.
Quando tudo já parecia decidido no confronto, o Real Brasília demostrou força de reação e diminuiu a vantagem do adversário logo em seguida. O atacante Juan fez uma ótima jogada pela ponta esquerda, rabiscou rente à linha de fundo e colocou a bola na pequena área. Ali, Gabriel da Silva apareceu no meio da defesa adversária para diminuir o placar. Em uma das únicas vezes na competição, o Leão do Planalto criou boas jogadas para empatar o placar. Porém, não obteve êxito. Fim de jogo no Defelê: 2 a 1 para o Paranoá.
Paranoá – 2
Escalação: Pereira; Douglas Rato, Dedé, Gabriel Alves e Lucão; João, Russo🟨 e Rafinha⚽; Thiago André🟨, Andrey (Samuel ) e Daniel Guerreiro⚽.
Técnico: Renan China
Real Brasília – 1
Escalação: Léo Teles; Iury (Caio Mendes), Pedro Carvalho, Vinicius e Bahia (Gustavo Borges); Wallace Rato, Juan Pablo(Kennedy) e Arthurzinho; Gabriel Silva⚽, Michael (Juan) e Matheus Barboza (Juan Alves)
Técnico: Kaká