Por Bruno H. de Moura
Às vésperas da estreia do Candangão 2022 a problemática das praças esportivas da capital federal segue de vento em popa.
Com apenas três estádios no DF prontos para receber jogos e 8 equipes da capital no torneio – Unaí e Luziânia são de MG e GO, respectivamente -, a maioria dos clubes está com dificuldades de agendar suas partidas.
E aquilo que parecia resolvido, ou ao menos lógico, não está mais. Na manhã desta quinta-feira o Paranoá Esporte Clube reclamou do comportamento da Administração Regional do Paranoá que, segundo o clube, os impede de jogar como mandante no estádio JK.
A praça esportiva fica localizada no coração do Paranoá e sempre foi a casa do time que carrega o nome da cidade. Porém, a administração da cidade teria negado ao clube ontem (20/01) o mando do dia 26/01, sua estreia como mandante, por “falta de tempo hábil para o pedido ser analisado”. Segundo o time, o requerimento foi protocolado em 12/01 para o jogo de 26/01.
Por força do destino ou não, o jogo do dia 26/01 do Paranoá será contra o Capital Clube de Futebol que vem investindo no esporte da cidade, inclusive adotou o estádio JK por meio de parceria com o GDF e tem projeto social com a secretaria de esporte e lazer e de educação do Governo do Distrito Federal.
Nas redes sociais a equipe reclama de ter sido autorizado ao Capital jogar na praça e ao Paranoá não, além de afirmar que o Paranoá que é o clube da cidade: “Lembrando que no Paranoá só existe UM time e ele se chama Paranoá Esporte Clube”, afirmam em publicação encaminhada ao Distrito do Esporte.
Capital não sabe o que está acontecendo
A reportagem procurou o Capital Clube de Futebol que não sabia o que ocorria. No arbitral desse ano, de público, o Capital manifestou que não teria problema algum em dividir o estádio com o Paranoá e na tabela da Federação de Futebol do Distrito Federal todos os jogos dos dois times como mandantes estão para o estádio JK, intercalando apenas os dias.
Segundo a diretoria, o time não vê problema algum no Paranoá mandar jogos no JK e que cabe ao Paranoá efetivar sua agenda no estádio. Quem coordena a marcação de eventos no JK é a Administração Regional do Paranoá, e não o clube da Coruja.
No próximo sábado o time do Capital estreia diante do Taguatinga no estádio JK num evento de reinauguração da praça esportiva. O Governador em exercício Paco Brito já confirmou presença. Veja nota do Capital sobre a reforma do estádio:
Vale a pena abrir a foto galera! 11 anos que o estádio JK estava abandonado! Agora com o Capital adotando o espaço por meio da parceria com a Administração do Paranoá, a Secretaria de Projetos Especiais, Secretaria de Esportes e o GDF, conseguimos colocar o estádio em um patamar jamais visto na cidade. Agora precisamos manter e continuar as melhorias e isso só acontecerá com o apoio de todos!
Veja a nota do Paranoá:
E o clube da cidade não jogará no estádio Jk, né?
Ontem, 20 de janeiro de 2022, tivemos a negativa para mandar os jogos no Estádio JK, onde alegaram falta de tempo hábil para o pedido ser analisado, sendo que foi protocolado dia 12/1 para o jogo do dia 26/01.
Cabe ressaltar que o Capital jogará seus jogos no JK, inclusive a estreia do Candangão já no dia 22/01.
Lembrando que no Paranoá só existe UM time é ele se chama Paranoá Esporte Clube.
Contamos com o apoio da imprensa e dos políticos que já brigaram pelo clube em outras situações.