Por Lucas Bolzan
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, recebeu, nesta quinta-feira (24), mais um confronto da Copa América 2021. Paraguai e Chile se enfrentaram no palco candango em uma partida de dois extremos.
Enquanto o Chile já estava com a classificação assegurada, o Paraguai, que tinha apenas um ponto na competição, precisava mais do que tudo da vitória para seguir vivo no torneio. Prevaleceu a superioridade paraguaia, que com a excelente vitória por 2 a 0, garantiu a segunda colocação. O resultado ainda definiu os quatro classificados do grupo A da competição continental: Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.
O jogo
O início da partida foi de pressão Paraguaia. Jogadas de ataque pressionavam os chilenos, mas sem objetividade nas finalizações. A primeira jogada de ataque saiu a partir da defesa, aos 13 minutos. Espínola recebeu pela ponta e cruzou rasteiro, dificultando a vida do goleiro Bravo.
A insistência paraguaia diante da defesa do Chile, prevaleceu em recompensa aos 33 minutos, a partir de um escanteio. Almirón cruzou para a área e Samúdio pulou mais que a marcação, abrindo o placar no Mané.
Com um Chile totalmente apático em campo na primeira etapa, o Paraguai ainda quase ampliou o placar com Gonzalez, mas o camisa sete mandou para fora, assim encerrando o primeiro tempo.
Na volta para a segunda etapa, o ritmo continuou o mesmo e o Paraguai conseguiu ampliar o placar aos 10 minutos, após cobrança de pênalti convertido por Miguel Amirón. O gol deu tranquilidade ao Paraguai, que controlou o jogo diante de um Chile apressado, que lutava para diminuir o prejuízo. Sem mais ações interessantes, a partida, mesmo com a excelente vitória paraguaia, garantiu as duas seleções na fase de quartas de final da Copa América.
Última rodada para definir confrontos
A vitória deixou o Paraguai com seis pontos, atrás da Argentina. Logo em seguida, vem o Chile, com cinco. Encerrada a participação na primeira fase da competição, o Chile agora visa a fase de quartas de final, onde conhecerá o seu adversário apenas na última rodada, sem jogar. Já o Paraguai, tem o confronto direto contra o Uruguai para definir a segunda colocação do grupo. A partida acontecerá na próxima segunda-feira (28), às 21h, no estádio Nilton Santos.
CHILE 0
Claudio Bravo 🟨; Isla, Medel 🟨 (Galdames), Sierralta e Mena; Alarcón (Meneses), Vidal e Aránguiz; Pinares (Roco), Brereton 🟨 e Vargas. Técnico: Martín Lasarte
PARAGUAI 2
Antony Silva; Espínola, Gustavo Gómez, Júnior Alonso, Héctor Martínez 🟨 e Arzamendia (Alderete); Villasanti, Ángel Lucena e (Giménez) Miguel Almirón ⚽ (Bareiro); Carlos González (Óscar Romero) e Samudio ⚽ (Ángel Romero). Técnico: Eduardo Berizzo