Por Danilo Queiroz
O destino da temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) após a parada forçada que foi causada pela pandemia do novo coronavírus já está definido. Em reunião realizada via videoconferência nesta quinta-feira (26/3), clubes participantes, atletas e treinadores decidiram pela continuação da competição nacional. Ainda sem data, o torneio sera retomado a partir dos playoffs. Com isso, a primeira fase está encerrada.
A decisão, então, encerra precocemente a temporada do Universo/Brasília. Com 26 jogos disputados, a franquia candanga acabou na 13ª posição, uma abaixo da zona de classificação para a segunda fase do NBB, com 30,8% de aproveitamento. O time brasiliense tinha ainda mais quatro jogos válidos pela primeira fase contra Corinthians, Basquete Cearense, Unifacisa e Minas Tênis Clubes. Todos, agora, estão cancelados.
Segundo o regulamento da competição nacional, por ficarem nas quatro primeiras posições da classificação geral da primeira fase, Flamengo, Sesi Franca, São Paulo e Minas Tênis Clubes já estão diretamente nas quartas de final e esperam os vencedores dos confrontos de oitavas de final, que serão disputados entre Mogi x Bauru; Pinheiros x Paulistano; Corinthians x Unifacisa; e Botafogo x Rio Claro.
Na reunião que definiu o destino do NBB, o Universo/Brasília foi representado pelo armador Nezinho. Durante o encontro, o diretor do departamento técnico operacional da Liga Nacional de Basquete (LNB), Paulo Bassul, apresentou aos clubes diversas possibilidades para a continuidade do torneio. No entanto, todos optaram por aguardar para começar a debater o novo calendário, em função do quadro atual que se encontra o Brasil.
“O mais importante foi ver que o desejo de todos é de ir até o fim da competição e cumprir os compromissos estabelecidos com os parceiros e patrocinadores. Clubes, atletas e técnicos estão cientes do momento que o mundo está passando e estão dispostos a fazer o que for necessário para que consigamos chegar ao fim desta temporada do NBB da melhor maneira”, afirmou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.
[…] do Novo Basquete Brasil (NBB) está oficialmente encerrada e não terá um clube campeão. Depois de planejar um retorno direto no mata-mata (o que eliminaria o Universo/Brasília), a Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade responsável pela organização do torneio nacional, […]