O Ceilândia, equipe bicampeã do Campeonato Candango, chegou pela segunda vez consecutiva à final da competição local. O time alvinegro fez uma ótima primeira fase, terminando como líder. O clube fechou o quadrangular na segunda colocação, empatado em número de pontos com o Brasiliense. Falando no time amarelo, o Jacaré é uma pedra no sapato do Gato Preto. Já tem um tempo que o Ceilândia não vence o adversário, e precisará quebrar este tabu para ser campeão.
O time alvinegro não derrota o Brasiliense desde 2018. De lá pra cá, foram realizados nove partidas entre as duas equipes. O Jacaré saiu vencedor em sete oportunidades e nas outras duas o placar terminou igualado. A última vitória preto e branca foi na primeira fase do Candangão daquele ano. O duelo foi no Estádio Maria de Lourdes Abadia e contou um único gol marcado por Gustavo Gago, logo na primeira etapa.
Na atual temporada, os clubes já se enfrentaram três vezes. O Brasiliense goleou por 5 a 1 na primeira fase e venceu pelo placar mínimo no segundo turno do quadrangular semifinal. A única vez que o Ceilândia segurou a equipe amarela foi no empate em 0 a 0. Além das duas partidas da final, Jacaré e Gato Preto ainda irão duelar pelo Campeonato Brasileiro Série D, em confrontos válidos pela primeira fase do quarto escalão nacional.
Confira abaixo todos os confrontos desde 2018
Candangão 2018
Um jogo – Vitória do Ceilândia
Ceilândia 1×0 Brasiliense
Candangão 2019
Um jogo – Vitória do Brasiliense
Brasiliense 2×0 Ceilândia
Candangão 2020
Um jogo – Vitória do Brasiliense
Brasiliense 5×0 Ceilândia
Candangão 2021
Quatro jogos – Três vitórias do Brasiliense e um empate
Brasiliense 1×0 Ceilândia
Brasiliense 2×0 Ceilândia
Brasiliense 1×1 Ceilândia
Brasiliense 1×0 Ceilândia
Candangão 2022
Três jogos – Duas vitórias do Brasiliense e um empate
Brasiliense 5×1 Ceilândia
Brasiliense 0x0 Ceilândia
Brasiliense 1×0 Ceilândia
O que vem por aí
Brasiliense e Ceilândia entram em campo pela primeira partida da grande final do Candangão BRB no próximo sábado (2/4). Os dois clubes reeditam a decisão do ano passado, onde o Jacaré se deu melhor. O confronto será às 16h, no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião. O primeiro mando de campo é do time amarelo, com o segundo sendo do Gato Preto, na semana que vem.