No próximo sábado (9/4), Brasiliense e Ceilândia voltam a campo para disputar a segunda final do Campeonato Candango BRB. A primeira decisão foi vencida pelo Jacaré por 2 a 1, com gols de Marcão e Aldo, e Tarta diminuindo para o Gato Preto. O time Alvinegro precisa vencer de qualquer jeito o grande duelo do dia 9, para sair campeão. Para isso, o Ceilândia precisa repetir o feito do Gama de 2020, quando o Alviverde reverteu o placar adverso do jogo de ida.
Há dois anos atrás, o Periquito fez o que o Ceilândia precisa em 2022. Naquela ocasião, o Gama perdeu a primeira partida para o Brasiliense, por 3 a 1. Enquanto muitas pessoas davam o Jacaré como campeão do Candangão, o clube Alviverde venceu por 2 a 0, levando a decisão para os pênaltis. Com boa atuação de Rodrigo Calaça, a equipe verde chegou ao seu 13º título de Campeonato Candango na história.
O Ceilândia precisa ganhar para levantar o caneco. Como perdeu por um gol de diferença no jogo de ida, o Gato Preto necessita triunfar por dois tentos a mais que o Brasiliense, para ser campeão de forma direta. Caso vença por um gol, o confronto será decidido nas penalidades máximas. Se conseguir confirmar a vitória, o clube Alvinegro quebrará um tabu que persiste desde 2018, quando derrotou o Jacaré pela última vez.
Retrospecto dos duelos entre os dois clubes
Na história, Brasiliense e Ceilândia já se enfrentaram 48 vezes, sendo a primeira vez em 14 de março de 2001. O Gato Preto venceu por 1 a 0, com gol marcado por Cassius. Porém, o Jacaré tem ampla vantagem sobre o adversário. São 26 vitórias do time amarelo, contra apenas seis dos Alvinegros e 16 empates. Caso conquiste o título, o Ceilândia também sai da fila de 10 anos sem vencer o Candangão.