A rodada de meio de semana do Campeonato Candango BRB 2024 promoverá um aguardado reencontro. Na quarta-feira (7/2), às 20h30, Gama x Brasiliense vão jogar a edição 74 do clássico verde e amarelo no Bezerrão. Além da importância em termos de classificação no torneio local, o compromisso marcará o retorno da maior rivalidade do Distrito Federal ao estádio gamense após quase quatro anos.
Palco de 22 jogos entre Gama x Brasiliense, o Bezerrão não recebe uma edição do confronto desde 29 de setembro de 2020. Na ocasião, o alviverde bateu o rival amarelo, por 2 x 1, em jogo válido pela primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na época, nenhum torcedor imaginava, mas o apito final da partida foi a abertura do longo período do estádio sem um clássico.
Meses depois, em março de 2021, o Bezerrão passou a abrigar um hospital de campanha no combate contra a covid-19. O espaço de saúde ficou em funcionamento por cerca de seis meses. No entanto, apenas a estrutura ser desmontada, começou uma longa batalha nos bastidores para viabilizar a recuperação do gramado, danificado no período de inatividade do estádio para eventos esportivos.
Sem a tradicional casa, o alviverde não pôde contar com um aliado em partidas contra o Jacaré. No recorte histórico de clássicos entre Gama x Brasiliense no Bezerrão, o Periquito acumulou uma importante vantagem. Dos 22 enfrentamentos contra o rival, foram 10 vitórias em tons verdes, seis do clube amarelo e outros seis empates. O aproveitamento em pontos dos mandantes é de 54,5%.
No Bezerrão, o Gama não perde para o Brasiliense há quase nove anos. O último triunfo do Jacaré no gramado do adversário foi no longínquo 18 de abril de 2015. Na ocasião, o time amarelo bateu o rival por 1 a 0. Depois disso, no entanto, apenas três edições do clássico foram realizadas no estádio gamense: duas tiveram vitórias alviverdes, enquanto uma ficou empatada.