Por João Marcelo
Maior problema da atual gestão do Gama, os salários atrasados dos jogadores, comissão técnica e funcionários teve uma resolução parcial. Na última quarta-feira (05/08), a diretoria se reuniu com o elenco gamense, que estava em greve devido aos atrasos na folha salarial, e prometeu quitar parte do débito. Com isso, os atletas voltaram aos treinamentos e entraram em campo na partida de reabertura do Campeonato Candango contra o Real Brasília, vencida por 2 a 0.
Com sérios problemas financeiros, os atrasos salariais foram se acumulando e o mês de agosto chegou sem nenhum atleta ter recebido o que é devido durante o ano vigente. Promessas e mais promessas foram feitas, mas somente nesta segunda-feira (10/08) a situação tomou rumos diferentes e a primeira parcela, referente ao pagamento de janeiro de 2020, foi paga aos atletas, segundo o próprio clube.
Diante disso, o clube mantém seis salários em atraso. O pagamento feito nesta segunda-feira (10/08) é de acordo com os dias trabalhados em janeiro deste ano. O pagamento de março equivale aos serviços prestados em fevereiro, que ainda será pago, e assim por diante. O clube havia pago em fevereiro deste ano o salário de dezembro de 2019. A quitação dos débitos mensais é realizada no décimo dia do mês, consequentemente, o mês de julho – que é pago em agosto – também consta em atraso.
A reportagem do Distrito do Esporte entrou em contato com jogadores, funcionários e com o diretor financeiro da equipe, Arilson Machado. Indagado se o pagamento já havia sido creditado, o diretor respondeu que “sim, foi pago o mês de janeiro”. O diretor também foi questionado sobre previsões para a resolução dos demais meses em débito e respondeu com “não tem data definida ainda”. Mais cedo, o clube divulgou nas redes sociais um comunicado sobre o débito quitado.
Os atletas procurados confirmaram o pagamento da primeira parcela em atraso. A situação com os funcionários do clube é diferente, os débitos estão atrasados desde abril – os meses de janeiro, fevereiro e março foram pagos, mas com atraso -, portanto, quatro salários seguem pendentes. Segundo apurado pela reportagem, a parcela de abril tem previsão de ser quitada aos funcionários nesta terça-feira (11/08).
Veja, na íntegra, a nota do Gama
“Conforme acordado na última quarta-feira (05), em reunião junto aos atletas, comissão técnica e funcionários, nesta segunda-feira (10) a diretoria da Sociedade Esportiva do Gama honrará com o que foi prometido, quitar a folha de pagamento, referente a janeiro 2020. Além disso, reforça que a busca por soluções sempre foi o maior foco da atual gestão e que um desfecho para toda essa questão financeira está próxima de ser resolvida. Agradecemos mais uma vez o comprometimento de todo o corpo de profissionais que honram as cores do Maior do DF.”
Que vergonha! Depois querem reclamar quando os atletas procuram um novo clube. A vergonha verde do DF!
O Gama é o time do povão, porque não tem dono, e que depende basicamente de contribuições de sócios torcedores, como eu, e da Time Mania. Tenho muito orgulho desse time e apesar dessa situação iremos, se Deus quiser, mais uma vez para a final do Candangão, provavelmente contra o clube cujo dono é um bilionário que se encontra preso por corrupção.
Sou um torcedor fanático pelo meu Gamao e gostaria muito que o presidente welber Magalhães botace a mão na consciência que um jogador de futebol não bebi de promessas não e que oito meses náo e oito dias não e deve pagar os salários atrasados dos jogadores o mais depressa podesivell, porque eles estão sendo uns grandes erois por passar está aprovação toda e não ter abandonado o barco, paguem eles logo que eles merecem muito,eles fizeram muito mais que merecer,se pagarem eles o mais depressa podesivell com toda certeza eles vão comer a bola e não tem pra ninguém vamos ficar entre os quatrosna série C do ano que vem si Deus quiser e ele quer só dependem de vocês,OK.