No ano em que comemorou 40 anos, o Planaltina Esporte Clube foi vice-campeão da Segundinha. O time acabou derrotado na decisão pelo Ceilandense, mas garantiu o mais importante: uma vaga no Campeonato Candango de 2024. A equipe alvirrubra não aparecia no mais alto escalão do futebol de Brasília desde a temporada de 1998. Um hiato de longos 26 anos.
No retorno, o Galo do Planalto aposta no entrosamento do elenco que conta alguns remanescentes do acesso conquistado. E quem garante isso é o treinador uruguaio Hugo Pillo. Em conversa com o Distrito do Esporte, o técnico destacou a força do grupo e preferiu fugir de prognósticos. Apesar de estar voltando para a primeira divisão, a ideia do conjunto é disputar jogo a jogo.
“Nossa maior expectativa é vencer o próximo jogo. Não consigo pensar no final do campeonato quando tenho tantos jogos no meio. Trabalhamos para ganhar o próximo. Depois disso, veremos. Sabemos que se superarmos o maior número de obstáculos possíveis, teremos uma posição privilegiada no final do torneio. Ninguém começa a correr. Primeiro rasteja, caminha e depois corre. Por uma razão, a natureza é assim…Passo a passo e veremos onde ele nos encontra no final de março”, afirmou o comandante uruguaio.
Um dos destaques da equipe é o meia Wesley Ceifador, nome tarimbado no elenco do Planaltina. Contudo, Pillo prefere confiar na força do elenco. “Não temos figuras em destaque. Isso geralmente aparece no campeonato conforme o desempenho individual. Nossa filosofia de vida é de entender o jogo e que ninguém é mais do que ninguém, mas que juntos, vamos tentar seguir em frente. Ninguém individualmente é mais importante ou mais forte do que o grupo unido”, concluiu.
O elenco planaltinense começou a preparação para o Candangão 2024 em 4 de dezembro e tem trabalhado intensamente. O retorno do Galo aos gramados na elite do futebol local, acontecerá neste sábado (13/1), fora de casa, diante do Gama, no Bezerrão, às 19h30.
Goleiros: Vagne Hugo e Kaio Costa;
Zagueiros: Tonhão e Antonio Carlos
Laterais: Jackson, João Honorato, Giovanny e Rivaldo;
Volantes: Stanley, Gabriel Ximenes
Meio-campistas: Wesley Ceifador, Luiz Eduardo, Victor Duarte, William Paulista, Caranga e Rai Telles
Atacantes: Douglas Candango, Mateus Santiago, Deivisson, Nobuaki Hiraoka e Wandinho
Técnico: Hugo Pillo