22.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O DF é verde! Gama vence Capital e conquista taça do Candanguinho Sub-20

Walmir faz o único gol do confronto e garante o 12º título do Gama no Candanguinho Sub-20. As duas equipes representarão o Distrito Federal na próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior

- Continua após a publicidade -

A base alviverde é campeã! Na manhã deste sábado (12/8), Capital e Gama decidiram o Candanguinho Sub-20 no Estádio Nacional Mané Garrincha. Em jogo bem disputado, o Periquito abriu o placar ainda no primeiro tempo com Walmir e conseguiu segurar o resultado de 1 a 0 para levantar a 12ª taça. Apesar do vice-campeonato, o Capital também está garantido na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024.

O Capital começou o duelo melhor e mais organizado. A marcação do Gama precisou se esforçar para impedir, ainda mais, os perigos do tricolor. Depois de várias tentativas, o alviverde abriu o placar, faltando pouco mais de dez minutos para o fim do primeiro tempo. Na etapa final, o Gama reagiu, voltou melhor e conseguiu pressionar mais a Coruja nos minutos inicias. O tricolor reagiu, mas não foi capaz de mudar a realidade no placar.

Gama abre o placar

O primeiro tempo começou agitado. Mais organizado, o Capital conseguiu impor uma proposta de jogo ofensiva para cima do Gama. O time chegou bem nos ataques e forçou o arqueiro Wallace a fazer boas defesas. Do outro lado do confronto, o alviverde teve liberdade nas tentativas de contra-ataque, mas teve dificuldades na hora de finalizar.

- Continua após a publicidade -

A primeira boa chance surgiu com menos de dois minutos, quando o juiz apitou falta para o tricolor. Na cobrança, Henrique mandou direto para área e Arlyson subiu para cabecear. Wallace foi mais rápido e tirou o perigo. O Gama respondeu e na sequência procurou uma chance. Dieguinho passou por todo mundo, bateu cruzado e ficou com a expectativa do arremate. Aos 15’, outra falta para a Coruja. Henrique cobrou, Wilhan subiu para marcar e o juiz marcou impedimento.

Aos 21’, em um dos contra-ataques alviverdes, Walmir segurou a bola e arriscou de longe, mas sem sucesso. Três minutos mais tarde, Robert lançou para Samuel e o camisa 8 arriscou de longe. Por pouco a bola não entrou. A história do duelo mudou aos 32’, quando o Gama finalmente acertou uma finalização e levou a torcida à loucura no Estádio Mané Garrincha. Jonathan encontrou Walmir perto da área e entregou a bola. O camisa 11 não chutou bem, mas o alviverde contou com a sorte na falha de Alecx e abriu o placar.

Vitória alviverde

Na etapa final, o Gama voltou melhor do intervalo e conseguiu incomodar o Capital. Aos dois minutos, Dieguinho foi derrubado na entrada da área e Rodrigo Raposo deu a falta. Na cobrança alviverde, mandaram direto e Alecx foi rápido para defender. Com domínio total do segundo tempo, o Periquito trabalhou bem a bola pelas laterais e obrigou a marcação do tricolor a ficar em cima. Com 6’ de bola rolando, Schimaltz ficou com a bola e tentou a finalização, mas a defesa do Capital afastou o perigo.

O tricolor começou a responder na altura dos 16 minutos de jogo. Na esperança de sair da desvantagem, o tricolor foi se fechando e tirou um pouco da liberdade do rival. Aos 19’, Rian Pablo recebeu e chutou cruzado. Wallace foi esperto para defender. Cinco minutos mais tarde, teve disputa de bola na área do Gama. Henrique venceu a briga e tentou o arremate, mas Luan tirou a chance de empate.

O Gama continuou procurando espaços em campo para marcar de novo. A marcação do Capital subiu bem e conseguiu impedir as tentativas de velocidade e perigo impostas pelo alviverdes. Mesmo assim, o alviverde tinha a vantagem e conseguiu segurar bem. Aos 39’, o tricolor teve chance na bola parada. Hiago foi para a cobrança, mandou direto e Wallace voou para espalmar. Segundos minutos, Luiz Felipe arriscou o arremate de longe e a pelota bateu na trave. Perto do apito final, a Coruja ainda tinha o sonho do empate. João Victor, aos 42′, avançou, passou por todo mundo e buscou o gol. A bola saiu balançando a rede.

Vaga na Copinha

Os finalistas do Candanguinho Sub20 têm o próximo compromisso marcado em São Paulo. Em janeiro, Capital e Gama viajam para representar o Distrito Federal na Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha. O Gama é o clube candango com mais participações na competição. Em 53 edições da principal competição de base do futebol brasileiro, o alviverde esteve presente em 15.

Por outro lado, o Capital quebra um jejum de 10 anos sem participar da Copinha. A primeira e única vez do Coruja no torneio foi na temporada de 2014. Naquela ocasião, o time disputou a competição de base em uma parceria com o Clube da Saúde e acabou eliminado na primeira fase em um grupo com Santos, Criciúma e Alecrim. Este último, inclusive, foram os únicos derrotados pelos candangos

Ficha técnica

Capital 0
Alecx; Paulo, Junior, Arlyson, Wilhan; Michael, Robert, Samuel; Rian, Henrique e Gean.
Técnico: Aurélio Ferreira

Gama 1
Wallace; Dudu, Alexandre, Luan Felipe, Jonathan; Gabriel Planta, Toró, Dieguinho; Luiz Felipe, Walmir (⚽/🟨) e Schimaltz.
Técnico: Jonathan Chulapa

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P