Por João Marcelo
As partidas de futebol estão paralisadas em todo mundo por conta da pandemia do Covid-19, mas no Distrito Federal, o Real Brasília segue a todo vapor fora de campo. Depois de explicitar os projetos para uma nova filial em Goiás, agora o Leão do Planalto acerta o comando técnico de sua equipe Sub-17. O treinador escolhido para assumir o cargo foi Paulo Roberto Junges, conhecido como Gauchinho, que estava a frente do Ceilândia no Candangão 2020.
Natural de Selbach, interior do Rio Grande do Sul, Gauchinho tem vasta experiência no futebol. O ex-atacante, hoje com 43 anos, atuou por grandes clubes do Brasil como Internacional, Grêmio, São Paulo, Athletico Paranaense e Goiás. Fora de seu país natal, o mexicano Cruz Azul, o colombiano Tolima e os paraguaios Guaraní e o Cerro Porteño, onde é um dos maiores ídolos do clube. Pelo azulgrana, um vice-campeonato em 1999 e um quarto lugar na Libertadores do mesmo ano, sendo o artilheiro da competição com seis gols ao lado de mais cinco atletas.
Pelo Distrito Federal e entorno, Gauchinho atuou pelo CFZ, Ceilândia e Brasília como jogador. Já fora das quatro linhas, o treinador comandou as equipes do Paracatu, Brasília, Dom Pedro, Real Brasília e estava no Ceilândia, onde treinou durante o Candangão 2020. Em seu último trabalho, uma modesta campanha que culminou na décima posição, uma acima da zona de rebaixamento, livrando o Gato Preto do temido descenso.
Ver essa foto no Instagram
O treinador voltará a comandar o clube após três anos. Porém, em 2016, teve seu melhor momento no Real Brasília, quando ainda atendia por Dom Pedro. Nesse período, Gauchinho conquistou a Segunda Divisão do Candangão. A extraordinária campanha contou com impressionantes sete vitórias em sete jogos disputados. Além disso, foram 14 gols feitos – média de dois gols por partida – e apenas três sofridos. A final, contra o Paranoá, foi vencida por um a zero, decretando o título e o tão sonhado acesso.
Assumindo no lugar de Cléber, o treinador agora terá a missão de revelar novos talentos para o Real Brasília. Ainda não há data para o primeiro jogo oficial de Gauchinho no comando técnico. Outra incógnita é em qual campeonato irá estrear, pois o Real Brasília informou, através de seu diretor de futebol, Pedro Ayub, que estava acertando uma parceria com um clube goiano para a disputa do campeonato local, visando um aumento do calendário para as jovens promessas.