24.5 C
Brasília
domingo, 25 de maio de 2025

Novo presidente da CBF quer reduzir datas dos estaduais a partir de 2026

Novo presidente da CBF, Samir Xaud anuncia redução dos Estaduais para 11 datas a partir de 2026; modelo atual do Candangão será afetado

- Continua após a publicidade -

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve promover mudanças significativas no calendário do futebol nacional a partir de 2026. Novo presidente da entidade, Samir Xaud destacou a intenção de reduzir o número de datas reservadas para as competições estaduais. A proposta promete causar impacto direto em disputas como o Campeonato Candango, tradicional torneio do Distrito Federal.

No discurso de posse após ser oficialmente eleito neste domingo (25/5), Xaud citou ter iniciado articulações com presidentes de federações estaduais para realizar as competições locais em 11 datas. Nesta temporada, o calendário da CBF tinha 16 janelas disponíveis para os torneios e cabia a cada região adequar a disputa neste espaço. Em 2025, por exemplo, o Candangão utilizou 12.

“Uma das primeiras mudanças é a redução de datas do Estaduais. Estamos projetando fazer com 11 datas a partir do ano que vem. É uma singela demonstração de que nós queremos mesmo que mude. Nós começaremos com o pé direito. Já estamos conversando com os presidentes sobre as datas. Não acredito que teremos problemas. Os Estaduais agora terão que se adequar às normas da CBF”, destacou Xaud.

- Continua após a publicidade -

Realizado com 10 equipes, a primeira divisão do Distrito Federal não teria um impacto tão grande, se comparado o modelo utilizado neste ano. As 12 datas do Candangão 2025 foram separados em nove na primeira fase, duas semifinais e a grande decisão em partida única. Assim, a Federação de Futebol local precisaria reduzir apenas uma janela para se adequar às novas diretrizes da CBF.

Samir Xaud, ex-presidente da Federação Roraimense de Futebol, é o mais jovem a assumir a CBF, aos 41 anos. Ele recebeu apoio maciço das federações estaduais, incluindo a do Distrito Federal, e de alguns clubes da Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Em protesto, a maioria das equipes de elite do país boicotou o processo eleitoral realizado neste domingo (25/5) no Rio de Janeiro.

Nas redes sociais, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e o presidente Daniel Vasconcelos parabenizaram Samir Xaud pelo cargo de presidente da CBF. A entidade e o mandatário também publicaram stories ressaltando a eleição do brasiliense Gustavo Dias como vice-presidente da confederação nacional.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE