Por Bruno H. de Moura
Celina Leão pode ser um nome novo para os aficionados pelo futebol do DF, mas é velha conhecida no meio político e na Justiça candanga. Deputada Federal de primeiro mandato, Leão passou 8 anos na Câmara Legislativa do DF e acumulou polêmicas e denúncias de corrupção.
Além de Celina Leão, os ex-deputados distritais Raimundo Ribeiro, Renato Andrade e Cristiano Araújo, além do atual deputado federal Júlio César foram denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. À época dos fatos Celina era presidente da CLDF.
Segundo a acusação, os políticos receberam propina para articular e aprovar emendas em favor de empresas da área da saúde e da construção civil que detinham contratos com o governo distrital.
Uma das principais responsável por desvendar os crimes, a ex-deputada Liliane Roriz, filha do ex-governador Joaquim Roriz, acusou os cinco deputados de negociarem uma “sobra orçamentária” de R$ 30 milhões que tiveram a destinação modificada para atender a um pedido de empresas em troca de suposto pagamento de propina.
Esses R$ 30 milhões, originalmente, seriam para pagar reformas em escolas e hospitais e postos de saúde, mas foram redirecionados pelos então deputados distritais para pagar dívidas do GDF com prestadoras de serviços em UTIs e que atuavam reformando escolas.
A 7ª Vara da Fazenda Pública já começou a colher os depoimentos no processo. Em março deste ano, Celina Leão foi a primeira acusada a ser ouvida. A atual secretária de esportes do GDF negou as acusações e disse que os diálogos de telefone mostrados por Liliane Roriz – que demonstrariam a negociação para liberação da verba às empresas – tratava-se de tratativas eleitorais, e não corruptivas.
[…] Nova secretária de esportes é ré por corrupção no TJDFT […]