17.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Nova modalidade: Gama inicia montagem de time de futebol de mesa

Alviverde começará atividade com dez atletas. Clube deve competir no Campeonato Brasiliense, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da modalidade

- Continua após a publicidade -

Da redação, com informações da assessoria de imprensa do Gama

Multicampeão e com imensa tradição no futebol de campo, o Gama decidiu expandir seus horizontes e lançar uma equipe profissional em uma nova modalidade esportiva: o futebol de mesa. O projeto de criação de uma diretoria da categoria foi concretizado no último sábado (29/6) pelo presidente Weber Magalhães, que assinou uma portaria instituindo a nova prática no clube. A intenção é a mesma do principal esporte da história gamense: alcançar títulos e projeção nacional.

Ainda em formação, o time de futebol de mesa do Gama deve iniciar suas atividades com ao menos dez atletas. Segundo informação do alviverde, o número de jogadores etá acima do necessário para atuar em competições profissionais, que exigem a inscrição de equipes com no mínimo quatro membros. O projeto gamense será implementado com a colaboração de dois parceiros: Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) e a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

- Continua após a publicidade -

A Ascade irá ceder toda a sua estrutura física para a equipe do Gama realizar seus treinamentos e torneios internos de preparação. Já a entidade máxima do futebol de mesa do país também manifestou apoio ao projeto do alviverde no esporte. André Araújo, representante da CBFM, esteve presente no CT Ninho do Periquito na assinatura da portaria e afirmou que a entrada de um time profissional de futebol será essencial para o crescimento do esporte no DF.

Supervisor do Departamento de Futebol de Mesa e capitão da nova equipe do Gama, Flávio Cavalcante também ressaltou a importância do projeto alviverde e destacou a felicidade de estar inserido na nova empreitada gamense. “Estamos muito felizes porque todo time grande tem um departamento de futebol de mesa e aqui no Gama não poderia ser diferente. A gente vai honrar a camisa também no FutMesa”, comentou em entrevista ao site oficial do time.

Além de Cavalcante, outros atletas do alviverde na modalidade também estiveram presentes na solenidade de lançamento: Erb Lopes, Wendel Lopes e Ari Nobre. A expectativa é que o Gama de FutMesa já dispute competições oficiais do esporte na temporada de 2019. O alviverde deve disputar as etapas do Campeonato Brasiliense de Futebol de Mesa, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, ambas nas categorias individual e por equipes.

Futebol de Mesa

Popularmente conhecido como futebol de botão, o FutMesa conta com quatro principais categorias: Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques e Dadinho. O time do Gama iniciará apenas na modalidade dadinho, em que a “bola” utilizada é um pequeno cubo. Em Brasília, o esporte conta com quase 50 atletas federados somente nesta categoria. No Brasil, o número chega a 350 participantes. Somadas todas as modalidades e ligas independentes, o esporte é praticado por mais de três mil pessoas em todo o país.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P