Por Bruno H. de Moura e João Marcelo
Os bons índices de audiência obtidos pela Record Brasília com o quadro esportivo do programa policialesco Balanço Geral estariam animando a direção da emissora de Edir Macedo no Distrito Federal. O desempenho do “Hora do Esporte”, quadro de quase dez minutos no meio da atração televisiva, é apresentado pelo jornalista Rafael Cadengue e vem dando bons resultados na audiência.
Fontes com conhecimento do funcionamento da emissora e das intenções do canal afirmaram, com exclusividade, à reportagem do Distrito do Esporte, que a TV paulista ligada à Igreja Universal estaria entusiasmada com a perfomace do quadro local e, por isto, a transmissão do Campeonato Candango de futebol entra na mira da Record.
Presidentes ouvidos pelo Distrito do Esporte confidenciaram que o mandatário da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, disse ter sido procurado pela emissora no período final da atual edição do Candangão. “Eu disse a ele (Daniel Vasconcelos) que era melhor a Record”, garantiu um dirigente de clube à reportagem.
Além de ser uma das praças mais importantes no cenário nacional, por concentrar um potencial de quatro milhões de espectadores e estar na capital da República, Brasília possui uma disputa intensa entre Rede Globo, SBT e Record. Todas as três possuem canais próprias, e não afiliadas, no DF. Além disso, a TV Brasília, afiliada à Rede TV e pertencente aos Diários Associados, vem investindo pesado e crescendo em público e publicidade na cidade.
A Record tem como um de seus planos voltar a adquirir e investir na cobertura esportiva. Responsável pela transmissão de Olimpíadas, Jogos de Inverno e Jogos Panamericanos em TV aberta nos últimos anos, o canal foi perdendo espaço e deixando de lado a cobertura esportiva. A nova diretoria nacional do canal já afirmou que, após reformular e aumentar a cobertura noticiosa, pretende ir ao mercado e ampliar seu rol de competições esportivas.
Diretoria da Band e Presidente da Federação trataram do campeonato
O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, almoçou com integrantes da TV Band Brasília e um importante diretor da emissora na semana seguinte à final do Campeonato Candango de 2019. O encontrou aconteceu em um famoso restaurante da Asa Sul, e a iniciativa partiu da emissora paulista.
Segundo apuração do Distrito do Esporte, a emissora sediada no Centro Empresarial João Carlos Saad teria tomado a iniciativa e sinalizado interesse para o presidente Daniel Vasconcelos. Na conversa, o ex-mandatário do Luziânia Esporte Clube teria dito que a rede Record e a Rede TV (TV Brasília) já haviam entrado em contato.
Após o almoço, as negociações entre as partes teriam esfriado. Hoje, a TV Band Brasília é, ao lado da Rede Globo, a emissora que coloca um programa diário dedicado a falar do esporte nacional e, especialmente, dos temas da capital federal. Há mais de um ano, a atração apresentada por Danny Pança e Bruno Mendes recebe jornalistas, atletas e personagem para repercutir os assuntos do esporte local.
Em contato com a reportagem, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) insistiu em afirmar que ainda não houve rodadas de negociações efetivas, mas apenas início de diálogos. Segundo a entidade, a partir de agora as partes sentarão à mesa para discutir condições e propostas para o torneio. A FFDF não quis confirmar o almoço, mas a reportagem do Distrito do Esporte mantém na íntegra a informação.