26.5 C
Brasília
terça-feira, 3 de dezembro de 2024

NBB começa neste sábado: veja como será o torneio para os clubes do DF

Maior competição de basquete nacional chega à sua 16ª edição e terá número recorde de equipes participantes

- Continua após a publicidade -

Os representantes do DF estão prestes a estrearem no Novo Basquete Brasil. A partir desse sábado, Brasília e Cerrado darão seus primeiros passos em busca do título nacional, contra Corinthians e Pinheiros, respectivamente. Essa será a 16ª edição do torneio e contará com um número recorde de equipes participantes: no total, serão 19 clubes. Diversos canais transmitirão partidas ao longo do torneio: SporTV, TV Cultura, ESPN, Star+, UOL e os canais de YouTube do NBB e GOAT.

Formato de disputa

Mesmo com o aumento do número de participantes, o modelo de disputa seguirá os mesmos moldes das últimas edições. Durante primeira fase, chamada de temporada regular, modelo de pontos corridos será adotado, onde as equipes se enfrentarão turno e returno. Se classificam aos playoffs os 16 melhores colocados. Somente nas oitavas de finais, os duelos serão definidos em três partidas. A partir das quartas, os times se enfrentarão em cinco partidas, seguindo dessa maneira até chegar às grandes finais.

O tradicional Vasco da Gama, acompanhado de Botafogo e Mogi, estão de volta ao NBB e se juntam a Bauru Basket, Brasília Basquete, Caxias do Sul, São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa. Da última temporada, apenas a equipe do Rio Claro não estará presente nesta edição.

- Continua após a publicidade -

Esta será a primeira temporada após perder a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), depois de entreves políticos juntos à Liga Nacional de Basquete (LNB). Além da perda de ajuda financeira, os clubes do NBB não terão direito à vagas para a Liga das Américas e nem ao Sul-Americano de clubes, competições filiadas à Federação Internacional de Basquete (Fiba). Novidades relacionadas à um acordo entre as organizações devem ser divulgadas antes mesmo do fim desta edição de Novo Basquete Brasil.

Os clubes do Distrito Federal

Embora atravessem má fase, a franquia Brasília marcou época no basquete brasileiro e tenta retornar aos tempos áureos. Após vencer os campeonatos regionais no Distrito Gederal, a equipe protagonizou sua ‘Época de Ouro’ em 2007, quando conquistou 24 títulos até chegar neste momento de dificuldades. A última vez em que a equipe chegou pelo menos no mata-mata foi na temporada 2018/2019, quando foi eliminada para o Corinthians. Durante esta edição de NBB, a equipe contará com um elenco reformulado, comandado pelo treinador Dédé Barbosa.

Último colocado da edição passada, o Cerrado buscará um feito inédito em seus quatro anos de participação: chegar aos playoffs do Novo Basquete Brasil. Para conquistar o objetivo, a equipe foi completamente renovada. Do elenco anterior, somente Daniel Von Haydin permaneceu no alviverde. Agora, a equipe será treinada pelo experiente Régis Marreli, eleito o melhor treinador da temporada 11/12 do NBB. Com mais 18 clubes na disputa, a missão fica mais difícil, mas não tira o otimismo do presidente cerradista Dimitri Ramos: “Não tenho dúvida de que o Cerrado vai vir muito melhor do que na temporada passada e que estaremos nos playoffs”, garantiu em entrevista ao Correio Braziliense.

Neste fim de semana, 14 equipes estrearão no NBB. Corinthians, Minas, Flamengo, Pinheiros e Franca tiveram suas primeiras rodadas adiantadas, já que os citados tem atletas convocados para a seleção brasileira na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Os representantes do DF debutarão dentro de casa, neste sábado (21): o Brasília recebe o Corinthians na Arena BRB Nilson Nelson, às 16h. Um pouco mais tarde, às 17h, Cerrado enfrenta o Pinheiros no Ginásio da ASCEB.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P