Longe das vitórias desde 2023, o Brasília Basquete está indo de mal a pior no Novo Basquete Brasil. Na noite desta segunda-feira (22), a equipe brasiliense atingiu a desagradável marca de onze derrotas seguidas na competição. Desta vez, a derrota veio no Ginásio Wlamir Marques, casa do Corinthians Basquete. Os corinthianos dominaram as ações durante a maior parte da partida e venceram os Extraterrestres por 87 a 64. O Brasília, por sua vez, teve uma considerável melhora nos dois períodos finais, mas já era tarde.
Leia mais sobre o Brasília Basquete:
- Brasília Basquete estreia no segundo turno do NBB com derrota para o Minas
- Brasília Basquete faz bom jogo, mas perde para o Pato e se complica no NBB
Nervosas, ambas as equipes iniciaram a partida pecando em detalhes. Demorou pouco para que o qualificado elenco do Corinthians encaixasse a marcação e a defesa ficasse bem postada. Além dos diversos tocos e interceptações durante o período inicial, os corintianos forçavam as falhas do Brasília, resultando em nove erros apenas no primeiro tempo, e apenas 26% de aproveitamento nos arremessos. Além da parte defensiva, o Timão também estava com o ataque calibrado: 28 a 8 para os donos da casa.
Logo no primeiro ataque do segundo quarto, mais um erro para o Brasília. Na tentativa de infiltrar na defesa corintiana, Dalaqua foi acionado e logo em sua primeira participação, conseguiu passar pelos marcadores e anotou os dois primeiros. Após a pausa para a conversa com o treinador Dédé Barbosa, a defesa também foi ajustada e equilibrou a partida. De forma isolada, no período antecedente ao intervalo, o placar ficou em 15 a 14 para o Corinthians, bem mais equilibrado em comparação à etapa inicial.
No retorno dos vestiários, o desempenho das equipes mudou da água para o vinho. Em apenas dois minutos, o placar parcial do terceiro quarto sinalizava 7 a 0 para os brasilienses. Tamanha melhora de desempenho, fez o treinador do Corinthians, Sílvio Santander, solicitar o tempo técnico para ajustar a equipe. Com liberdade para pontuar e trocar passes, o Brasília ainda contava com uma noite iluminada de Paulo Lourenço, com 18 pontos marcados e 4 rebotes no geral. O terceiro período terminou em 21 a 18 para o time do DF, com uma crescida de rendimento do Corinthians nos minutos finais.
Para a etapa final, a confiança agora pertencia ao Brasília Basquete. A vantagem corinthiana chegou a ser de 24 pontos, agora era de 14. Adicionando ainda mais emoção na partida, o Corinthians estourou o número de faltas e deu mais liberdade aos visitantes. Entretanto, a equipe caiu de rendimento e não aproveitou as chances para colar no placar. Em duas bolas de três seguidas, os corinthianos voltaram para o jogo e abriram ainda mais a vantagem. No fim, a partida terminou em 87 a 64 para o Timão.
O que vem por aí
Em busca de afastar a má fase, o Brasília Basquete seguirá na capital paulista para enfrentar o Pinheiros, às 20h desta quarta-feira (22), no Ginásio Henrique Villaboim. No mesmo dia e horário, no Ginásio Wlamir Marques, o Corinthians enfrentará outra equipe candanga: o Cerrado Basquete.