Quadradinho de talentos! A capital federal estará muito bem representada no mata-mata da Copa São Paulo Futebol Junior 2024 – a Copinha. Na briga pela vaga na próxima fase, Capital e Capivariano-SP tem compromisso marcado para a tarde desta sexta-feira (12/1), às 15h. E engana-se quem acha que no time paulista não tem representante de Brasília. Os atletas Victor Gabriel e Guilherme Zimovski, nascidos no DF, conversaram com o Distrito do Esporte sobre as expectativas para enfrentar o time da cidade natal e o cenário do futebol candango.
Os times chegaram bem para o tudo ou nada. De um lado do confronto, o Capital alcançou a melhor campanha da equipe na história da Copinha. O tricolor passou em primeiro lugar do grupo 15, com duas vitórias e um empate. Do outro lado, o Capivariano não começou bem. Perdeu na estreia, mas venceu os dois jogos seguintes e garantiu a classificação para o mata-mata. Agora, a única opção é vencer. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
O confronto decisivo tem um sentido único para Victor Gabriel e Zimovski, já que irão enfrentar o time da cidade onde nasceram. Victor projeta um duelo bem disputado contra o Capital. “Será um grande jogo. Estou confiante pelo que nossa equipe vem fazendo nessa Copinha, mas vejo que será um jogo muito físico já que o campo é menor e também ser um jogo decisivo”, explicou.
Sonhando com a classificação, Zimovski explica que a sensação de jogar contra o Capital é diferente. “Nunca tinha enfrentado um time de Brasília antes em nenhuma outra competição e ainda sendo em um mata mata de copinha acho que deixa especial.”, comentou. O camisa 7 do Capivariano também espera um confronto bem disputado.
– Clique e saiba mais
– Segunda fase da Copinha: veja a campanha dos adversários de Capital e Gama
– Lateral nascido em Gana é o artilheiro do Capital na Copinha
– Antes do Candangão, Gama lançará dois planos de sócio-torcedor
Faltam oportunidades? Atletas do Capivariano respondem
Mesmo sendo nascidos em Brasília, Victor e Zimovski não chegaram a atuar por times da capital. Ambos foram para outros estados ainda jovens e começaram a carreira no futebol por lá. O zagueiro passou pelas categorias de base do Grêmio, Atlético Goianiense e Internacional. Em 2023, conquistou o Campeonato Paulista A3 com o Capivariano.
Victor acredita que o futebol de Brasília está em evolução, mas ainda precisa melhorar em alguns pontos. Ele conta, ainda, que não teve oportunidade no Distrito Federal. “Brasília ainda está abaixo dos outros estados, principalmente nas categorias de base. Ainda falha pela falta de investimentos. Tem atletas de excelente qualidade em Brasília, que é um celeiro de jogadores para o Brasil todo”, disse.
O companheiro de time, Zimovski sempre buscou oportunidades fora de Brasília. O meia-atacante já defendeu o XV de Piracicaba e o Corinthians. Em 2022, passou por uma semana de experiência no Bayern de Munique, time da Alemanha. Zimovski segue o pensamento de Victor e acredita que ainda falta mais visibilidade para as categorias de base no Distrito Federal.
“Nunca me faltou oportunidade para jogar em Brasília, mas eu desde sempre busquei lugares aonde o futebol tem mais visibilidade no Brasil. O futebol de Brasília se desenvolveu muito de uns anos pra cá na categoria de base, mas sei que dá pra melhorar muito ainda em diversos aspectos.”, explicou.
Capital e Capivariano se encontram nesta sexta-feira (12/1), às 15h, no Estádio José Ferreira Alves, em Tietê. O duelo será transmitido ao vivo no canal oficial do Futebol Paulista, pelo youtube. Quem avançar, enfrenta o vencedor do jogo entre Desportivo Brasil x América Mineiro.