Uma das ligas com o maior número de jogadores brasileiros, a Premier League contará com mais um atacante brasileiro. Trata-se de Igor Thiago, atacante nascido no Gama e criado no entorno do DF, na Cidade Ocidental. Revelado pelo Cruzeiro-MG, o jovem de 22 anos se transferiu para a Europa em 22, se destacou com a camisa do Club Brugge, da Bélgica, e chamou a atenção de um dos maiores campeonatos do mundo. Comprado por 33 milhões de euros (cerca de R$ 176 milhões na cotação atual), o centroavante se apresentará ao Brentford em julho, no fim da temporada europeia.
Os números do brasileiro impressionam nesta temporada. Na disputa da chuteira de ouro – prêmio para coroar o artilheiro dos campeonatos dos países-membros da UEFA -, Igor Thiago está empatado com o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique, e um atrás de Mbappé, do PSG. Ele já foi às redes 27 vezes em 38 jogos com a camisa do Club Brugge. Tamanho desempenho fez com que o atacante se tornasse a maior compra da história do Brentford, além da maior venda do clube belga. Como a janela de transfêrencias europeia está fechada, o centroavante seguirá na Bélgica até o fim da temporada.
Profissionalmente, no Brasil, Igor vestiu apenas a camisa do Cruzeiro-MG. Pelo clube mineiro, disputou 64 partidas e marcou dez gols antes de ser comprado pelo Ludogorets, da Bulgária, em março de 2022. Em seus primeiros meses no velho continente, se destacou com 21 gols e sete assistências em 55 jogos. Logo, chamou a atenção de um dos maiores clubes da Bélgica: o Club Brugge.
Primeiros passos no futebol no Entorno
Nascido no Gama, o centroavante foi criado na Cidade Ocidental. Cedo, perdeu o pai e teve de ajudar a mãe com as contas de casa. Antes de ascender a paixão ao futebol, chegou a trabalhar na feira local, foi servente de pedreiro e panfleteiro de supermercado. O jovem Igor não era fã de esportes, mas quando o irmão começou a jogar na equipe do Grêmio Ocidental, ele decidiu por entrar para a mesma escolinha. O local ainda tem como responsável, o professor Sérgio, que agora recebe o apoio financeiro mensal do jogador do Brentford.
Em 2018, o atleta conseguiu uma oportunidade para fazer a peneira do Verê, clube do interior do Paraná. Aprovado, se destacou no campeonato paranaense Sub-17 e chamou a atenção de olheiros do Cruzeiro. Mesmo dois anos abaixo da categoria, em 2019, subiu para o Sub-20 da Raposa, e disputou o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro da Categoria. Nos torneios citados, Igor marcou 13 gols em 42 partidas, até ser convidado para integrar o elenco profissional do clube.
Leia mais do futebol do DF
- Invencível: Capital bate Samamabaia e amplia vantagem na liderança
- Candangão BRB: reeditando a última final, Brasiliense bate o Real Brasília
- Presidente do Ceilândia critica Sávio Sampaio e pede mudança na arbitragem