Por Jéssika Lineker
Um novo Taguatinga estará em campo na retomada do Campeonato Candango. Na primeira fase, a Águia surgiu com uma das principais surpresas e terminou em quinto lugar, à frente de times como Capital e Luziânia. Porém, o elenco que o torcedor azul se acostumou a ver não estará nos gramados. A pandemia foi cruel e fez com que o TEC tivesse que voltar ao torneio local com o elenco sub-20.
A paralisação das atividades devido ao surto do coronavírus fez com que empresas que colaboram diretamente com o clube fossem afetadas e, com isso, a diretoria não conseguiu entrar em um acordo com os atletas profissionais do Taguatinga. “A base será o elenco sub-20. Conseguimos retornar com dois atletas titulares”, explicou Edmilson Marçal, presidente da Águia.
Quem retorna ao comando da equipe é Júnior Araújo, que esteve a frente desde o início da temporada. Podem, ainda surgir outros nomes de profissionais para compor o time, mas até então nada foi confirmado. O time foi um dos últimos a se reapresentar para os treinamentos e teve pouco mais de 15 dias de preparação para os confrontos de mata-mata do Candangão.
Toda essa lógica de dificuldade, porém, foi contrariada logo no primeiro teste para a retomada do Candangão. Assim que voltou aos trabalhos, o Taguatinga realizou um amistoso com o Luziânia e acabou vencendo por 2 a 0. Os tentos do time azul foram marcados por Daniel Guerreiro. A Águia jogou com Vavá, Martinelli, Julio Cesar, Daniel Felipe e Denilson; Luan, Vandinho, Heltinho e Dan; Daniel Guerreiro e Everton.
Segundo a direção do Taguatinga, todos os jogadores do elenco foram submetidos aos exames de coronavírus e os resultados foram negativos para a doença. Foi feita ainda uma nova testagem na semana que antecedeu o primeiro confronto das quartas de final contra o Formosa Esporte. A testagem foi feita com o apoio da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).
Na primeira fase, o Taguatinga Esporte Clube obteve média de 54,5% de aproveitamento com cinco vitórias, três empates e três derrotadas. No último jogo antes da pausa, o Taguatinga foi derrotado pelo Real Brasília por 3 a 2, mas conseguiu se classificar para as quartas de final, ficando na 5ª posição da tabela. Os jogos da próxima fase já têm data marcada e acontecem na quarta e no domingo.