A manhã de sábado foi muito animada no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê. Na matinê da Série A2 do Campeonato Brasileiro, o Minas Brasília recebeu o América-MG. O jogo entre as duas equipes foi eletrizante, lá e cá, com diversas chances para ambas. Com duas pinturas, o clube do DF venceu por 2 a 1, saindo com mais três pontos e se consolidando na segunda coloração do grupo A, empatado em pontos com o Athletico Paranaense. Já o América-MG fica na terceira posição.
O jogo começou quente, com o time do DF bastante ofensivo. As donas da casa tiveram boas oportunidades e mordia bastante as Spartanas. A equipe foi coroada com um golaço da Katyelle, de voleio, ainda na primeira etapa. O segundo tempo foi eletrizante, com boas chances para as duas equipes. Letícia abriu vantagem para o Minas e Isadora diminuiu para o América-MG.
Minas Brasília domina os 45 minutos iniciais
O início de jogo foi totalmemte a favor do Minas Brasília. Desde o primeiro minuto de partida, as donas da casa pressionavam a saída de bola do América-MG. A defesa das visitantes, enquanto pressionadas, acabavam falhando no sistema defensivo, com o time do DF conseguindo tomar a pelota e tentando abrir o placar. Aos cinco minutos, em um erro das Spartanas, Milena Rayane quase abriu o marcador, mas a finalização estufou as redes pelo lado de fora.
Aos 14′, Karen derrubou a atacante do América na área, o juiz assinalou pênalti, porém o bandeirinha marcou impedimento anteriormente. O confronto era lá e cá, aberto, com as duas equipes jogando de forma ofensiva, buscando o ataque. Aos 22′, Letícia Teles arriscou da intermediária, mas a bola passou por cima da meta do clube mineiro. Um minuto depois, o Minas Brasília recuperou a pelota na falha da defesa do América-MG, Milena Rayane arriscou da entrada da área, mas Camila fez a defesa.
Aos 25′, novamente ela, Letícia Teles, bateu falta de longe, a bola passou rente a trave esquerda de Camila. Três minutos mais tarde, outra boa chance para as donas da casa. Manu cobrou falta, a pelota tinha endereço certo e quase encobriu a arqueira das Spartanas, mas a goleira conseguiu espalmar para fora. Aos 33′, um golaço no Defelê. Tati cruzou na área, Katyelle tirou um voleio da caixinha e, mesmo marcada, mandou na gaveta de Camila, 1 a 0.
O América-MG tentou uma reação logo em seguida, mas sem perigo para Karen. Aos 40′, Ágata finalizou de fora da área, mas a arqueira do Minas defendeu. Aos 41′, Laura Marin respondeu, também de longe, e Camila encaixou com tranquilidade. Depois de uma paralisação para entrada da ambulância, aos 51 minutos, Magna cruzou, Jé cabeceou e assustou a defesa adversária, mas a pelota saiu pela linha de fundo. Aos 54′, o primeiro tempo foi encerrado.
Segundo tempo eletrizante
A primeira chance clara de gol do segundo tempo foi do Minas Brasília. As donas da casa quiseram surpreender as visitantes, levando perigo a meta adversária com apenas 56 segundos. Jé, de fora da área, fuzilou, a bola passou rente a trave esquerda de Camila. No lance seguinte o América-MG respondeu. Dilene limpou a marcação e finalizou para o gol, Karen fez uma bela defesa, espalmando para fora. Assim como nos 45 minutos iniciais, o duelo estava bem aberto.
Aos 17′, mais uma pintura foi feita no Defelê. Letícia Borges recebeu na parte direita do ataque, a atacante viu a goleira um pouco adiantada e, de fora da área, arrematou para o gol, a bola morreu no ângulo de Camila, um golaço, 2 a 0. Aos 22′, as visitantes diminuiram o placar. A pelota foi lançada para Isadora, que estava em posição de impedimento, porém, a redonda raspou na marcadora, deixando Isa de forma legal. A camisa número 25 driblou Karen, invadiu a área e bateu para o gol, 2 a 1.
Aos 30′, quase as visitantes empatam. Tábatha foi lançada, a atacante veloz e esperta costurou por trás da defesa e saiu livre na entrada da área, a atacante finalizou bonito e a bola explodiu na travessão. Aos 37′, o América-MG chegou ao empate, mas o tento foi anulado por impedimento. Perto do fim, as Spartanas cresceram na partida, e o Minas Brasília tentava ficar com a bola o máximo possível.
Aos 44′, o Minas Brasília teve a oportunidade de acabar com o sofrimento. Depois de um escanteio cobrado e “bola voa” na área, Katyelle tentou de bicicleta, mas Camila encaixou a bola. Sem grandes oportunidades de gol, o jogo foi encerrado aos 50 minutos do segundo tempo. O Minas Brasília somou mais três pontos na competição nacional.
Momentos de tensão no Defelê
Perto do fim da primeira etapa, enquanto o Minas vencia por 1 a 0, a ambulância foi acionada no Estádio Defelê. Leka, camisa número oito do América-MG, saiu lesionada de campo. Durante o atendimento fora das quatro linhas, a médica presente n cancha, solicitou a ambulância para que levasse a atleta no hospital mais próximo. A jogadora teve uma fratura no punho.
O que vem por aí
A próxima rodada da Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino acontece no final de semana que vem. A quarta rodada será a abertura do segundo turno da primeira fase da competição feminina. Minas Brasília e América-MG voltam a se enfrentar, agora em território mineiro. O duelo entre As Minas e as Spartanas será no sábado (9/7), às 16 horas. O duelo vai ser no Sesc Alterosas.
Minas Brasília 2
Escalação: Karen; Renata Rosa, Letícia Teles, Tati e Laura Marin 🟨; Jé (Pelé 🟨), Magna (Milena) e Monse; Manu (Sthephanie 🟨), Katyelle ⚽️ e Milena Rayane (Letícia ⚽️).
Técnico: Pablo Rizza
América-MG 1
Escalação: Camila; Jisseli, Bruna Emilia (Rafaella), Hingredy 🟨 e Maiara; Brenda (Ana Caroline), Leka (Isadora ⚽️) e Ágata (Gabrielle); Karol Mineira (Dilene), Carol e Tábatha.
Técnica: Nádima Skeff