O Real Brasília conquistou mais uma vitória na Segunda Divisão do Campeonato Candango na base da insistência. Na tarde desta quarta-feira (17/8), o Leão do Planalto visitou o Grêmio Brazlândia, no Estádio Rorizão, em Samambaia, e demorou para encontrar o caminho da rede. O time aurianil perdeu uma grande sequência de lances perigosos, principalmente em jogadas pelo alto, mas contou com gol de Filipe Cirne para vencer por 1 a 0 e assumir a liderança do Grupo B do torneio local.
Com as propostas de jogo definidas, porém bastante distintas, Grêmio Brazlândia e Real Brasília fizeram um primeiro tempo sem bolas na rede. Com a bola no pé por mais tempo, o Leão do Planalto empilhou oportunidades pelo alto e não aproveitou nenhuma. A etapa final continuou na mesma batida. O time aurianil seguiu martelando o GEB, que atuava bastante recuado à espera de apenas uma bola. O gol tardou, mas veio em pênalti bem cobrando por Filipe Cirne.
Real pouco efetivo
Favorito no jogo contra o Grêmio Brazlândia, o Real Brasília tratou de tomar a iniciativa do jogo. Com a bola no pé, o aurianil apostou pelas jogadas laterais e quase marcou aos quatro minutos. Após cruzamento de Romarinho, Ian Carlos deu uma de zagueiro e mandou para o lado. O GEB respondeu com Murilo isolando chute da entrada da área. Controlando a posse, o Leão do Planalto seguiu no campo ofensivo, mas sem incomodar Antony. A Garça, por outro lado, não conseguia ser incisiva nas tentativas de atacar.
Esbarrando nas linhas de marcação do GEB, o Leão do Planalto tinha dificuldades em acelerar o jogo. Sem ser muito incomodado na defesa, o Real Brasília pecava nos passes decisivos e nas definições. Com as propostas definidas, as duas equipes seguiram equilibrando as forças até a parada técnica. Na volta, com 26, Dedé tentou de longe para o Brazlândia, mas errou o alvo. Com o calor apertando no Estádio Rorizão, a intensidade dos dois times ficou mais baixa e o jogo ficou mais lento e com muitos erros.
Aos 30, o Real Brasília retomou o rumo e voltou a assustar. Caio Mendes levantou bem na área. Romarinho mandou por cima. Com muita marcação pelo meio do campo, o Leão do Planalto insistiu pelo alto. Com 33, Romarinho errou outro lance por cima. Na base do abafa, o gol aurianil veio, mas a arbitragem flagrou impedimento e anulou a jogada. De novo em bola aéreo, Eduardo José subiu livre e também não acertou o alvo. Aos 47, Ian colocou outra no meio da confusão, mas João Eric bateu mal e jogou pelo lado.
Insistência e gol de pênalti
O Real Brasília voltou do intervalo em cima. Com um minuto, Romarinho mandou de fora da área e Antony segurou firme. Com o Brazlândia acuado, o Leão do Planalto seguiu ocupando o ataque por mais tempo. Claramente esperando um contra-ataque para surpreender, o Grêmio Brazlândia encontrava problemas para trocar passes na zona ofensiva do campo. Aos 12, Ian Carlos invadiu a área, mas não colocou força no chute. Antony encaixou tranquilamente.
Com 14, Romarinho girou sobre a marcação e chutou cruzado. Ninguém chegou para completar. Sem muitos problemas na defesa, o Real Brasília colocou Maycon Palácio no ataque, mas seguiu desperdiçando um caminhão de gols. Aos 16, Ian Carlos achou Palácio livre. Ele pegou fraco e mandou fora da meta. Acionando o banco, o Leão do Planalto renovou o fôlego para seguir apertando. Aos 24, mais um gol claro perdido. Eduardo José foi no terceiro andar, mas não colocou na rede.
O Leão do Planalto era soberano em campo. Aos 34, foi a vez de mais uma bola no alto não ser aproveitada. De tanto insistir, o Real Brasília, enfim, marcou. Ian Carlos invadiu a área e sofreu pênalti. Filipe Cirne cobrou bem e acabou com a agonia do time aurianil: 1 a 0. Mesmo atrás no placar, o Grêmio Brazlândia manteve a postura retraída no gramado e não incomodou o goleiro Wendell. Na única chance, aos 46, Rodrigo chutou com muito perigo, mas não conseguiu mudar o placar.
GRÊMIO BRAZLÂNDIA 0
Antony 🟨; Vinícius, Henrique, Darlan e João Vitor 🟨; Rodrigo, Murilo e Dedé; Jean Pedro (Jefte), Arthur Gandara 🟨 (Gabriel) e Marcos 🟨 (Vitor). Técnico: Luiz Henrique Silva de Lima
REAL BRASÍLIA 1
Wendell; Caio Mendes, Maycon Palácio, Eduardo José e Davi Gabriel; Werick, Geovane (Filipe Cirne ⚽) e Peninha (Juan); Ian Carlos, Romarinho (Mirandinha) e João Eric (Fernando). Técnico: Luís Carlos Souza