Por Bruno H. de Moura
As partidas da primeira fase do Campeonato Candango estão sob suspeita de manipulação. De acordo com apuração do jornalista Marcos Paulo Lima, do blog Drible de Corpo, do Correio Braziliense, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu denúncias e deve averiguar a atuação de uma suposta máfia de apostadores no principal torneio de clubes do Distrito Federal.
O Distrito do Esporte averiguou que um dos denunciantes seria o mandatário de um dos clubes rebaixados na competição local. Os depoimentos para apuração do caso também já estariam sendo colhidos pelos órgãos competentes. Segundo o periódico, três dirigentes pediram a ajuda do MPDFT na suposta manipulação dos resultados. Um dos maiores interessados na resolução seria a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).
A Procuradoria dos Direitos do Cidadão (PDDC) deve expedir ofícios para requisitar informações sobre jogos e dirigentes do torneio local. A partir disso, analisará possíveis indícios de irregularidades. Durante a primeira fase, o Candangão 2021 teve a realização de 36 partidas divididas em seis rodadas. Alguns dos jogos levantaram suspeitas de torcedores e outros envolvidos no meio.
Alguns resultados sob suspeitas aconteceram em rodadas seguidas e envolvem uma mesma equipe. Na quarta, o Samambaia goleou o Formosa por 6 x 1. Uma casa de apostas prometia pagar alto por uma vitória por cinco gols de diferença. Na jornada seguinte, a Cobra-Cipó perdeu por 3 x 0 sobre o Santa Maria e teve a atuação em dois gols questionada. Por fim, na rodada final, a equipe foi goleada pelo Ceilândia, por 8 x 1.
Isso é choro de perdendor, todos os times que foram rebaixados, não jogaram nada, mereceram o rebaixamento. Ao invés de ficarem com mi mi mi, deviam ter montado equipes competitivas. Acompanho o campeonato e posso dizer que não jogaram nada.
Pior que não mano ,essa equipe é o Formosa e tivemos aqui várias denúncias de envolvimento do atual presidente com esses esquemas, durante transmissoes dos primeiros jogos, várias pessoas do estado do Maranhão comentaram que ele tinha envolvimento com esquemas né manipulação de resultados , agora vamos ver se realmente vão investigar a fundo, pq pelos comentários que vi o esquema é gigantesco